São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abastecimento é a maior preocupação, diz Ricupero

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que encomendou planos de abastecimento ao Ministério da Agricultura e ao Banco do Brasil.
Segundo ele, o abastecimento é o problema que mais preocupa.
"Vai haver uma expansão no consumo de alimentos", com a adoação da nova moeda, disse Ricupero nos encontros que manteve em Porto Alegre (RS).
O ministro afirmou que o governo pretende "assegurar um bom abastecimento". A entrada do real coincidirá com a entressafra.
Ricupero declarou que o "êxito do real depende muito" da oferta de alimentos à população. Ele disse que é preciso evitar que haja um choque de oferta.
Nas duas próximas semanas, disse, o governo deve definir o crédito rural para a próxima safra, junto com o novo Proagro.
O Proagro é um seguro agrícola.
Ricupero disse que essas medidas são prioritárias. Questionado sobre uma eventual importação de alimentos, ele disse que o país tem de proteger o seu próprio mercado.
Excetuando alimentos, principalmente, e eletrodomésticos e carros populares, o ministro disse não acreditar em uma explosão de consumo com o real.
Sobre juros, afirmou que adotará uma "política prudente".
"Não vamos usar um canhão para matar uma pulga". Na sua opinião, não haverá uma elevação excessiva da taxa de juros.
O ministro disse que o governo está disposto a reduzir a sua carga de impostos e espera que o mesmo seja feito pelos Estados.

Texto Anterior: Tom solene é quebrado
Próximo Texto: Leia a íntegra da lei aprovada pelo Congresso sobre a URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.