São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC promete ferrovia e leite para obter apoio de Sarney

GABRIELA WOLTHERS; TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, já conseguiu o apoio do ex-presidente José Sarney.
Pelo acordo, FHC se comprometeu, caso eleito, a concluir a ferrovia Norte-Sul e a retomar o chamado Programa do Leite –as duas principais marcas do governo Sarney.
O acordo entre os dois foi fechado na quarta-feira à noite e aconteceu entre a convenção do PFL e a votação da MP (medida provisória) que criou a URV (Unidade Real de Valor).
Sarney também colocou como condição que FHC se empenhasse pessoalmente para que o PSDB do Maranhão apoiasse a candidatura de sua filha, a deputado Roseana Sarney (PFL), ao governo do Estado. O candidato aceitou.
FHC já telefonou para o filho do ex-presidente, deputado Sarney Filho (PFL-MA), e o convidou para integrar o comando da campanha.`
Senador pelo PMDB do Amapá, Sarney divide com FHC o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para presidente.
Na quarta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) sepultou a intenção do ex-presidente de concorrer por um micropartido, quando decidiu não abrir novo prazo para a filiações partidárias dos candidatos.
"Nós do PSDB do Maranhão é que perdemos com essa decisão do STF", disse o deputado Jaime Santana (PSDB-MA), naquela noite, em jantar no restaurante Piantella, de Brasília. Ele apóia o candidato do PPR, Epitácio Cafeteira.
Era uma referência às pressões que, desde então, começou a sofrer do próprio FHC para que o PSDB no Estado mude sua posição e passe a apoiar a candidatura de Roseana Sarney.
Com o empenho pessoal de FHC em afastar o PSDB maranhense dos adversários de sua filha, Sarney ficou de anunciar seu apoio formal a FHC até o dia 31.
Os filhos do ex-presidente já declararam que, a partir da homologação do nome de Orestes Quércia como candidato do PMDB, Sarney se sente definitivamente rejeitado e sem compromissos com o partido.
FHC, por sua vez, já se disse disposto –em sua viagem a Juazeiro do Norte (CE), no último dia 10– a assumir o chamado Programa do Leite.`
Tanto no encontro com Sarney como no telefonema para Sarney Filho, FHC ratificou essa disposição e disse que também anunciará o compromisso de concluir a ferrovia Norte-Sul.
Uma das principais obras do governo Sarney, ela foi projetada com 1.580 quilômetros, cruzando os Estados de Maranhão, Tocantins e Goiás. Foi orçada em US 2,5 bilhões.
No dia 13 de maio de 1987, a Folha comprovou que era fraudulenta a licitação para a construção da ferrovia. Os tucanos alegam que essa é uma obra importante e que a fraude na licitação não se repetiria.
Antes de receber o telefonema de FHC, Sarney Filho declarou que seu pai só manifestaria apoio a qualquer candidatura depois de uma "barganha política legítima".
Ele lembrou que, segundo as pesquisas, seu pai dividia com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, as intenções de votos nas classes de renda mais baixa.

Texto Anterior: Tomou gosto; Com e sem; Nova intervenção; Poder de fogo; Chapa pronta; Bala na agulha; Versão diferente
Próximo Texto: `Agora Inês é morta', diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.