São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

Não se assuste porque seus dez mil viraram três míseros reais e umas moedinhas. Na teoria, ele vai valer a mesma coisa porque a mesma conta que você fez vai ser feita com todos os preços das coisas que você compra.
Então por que o governo muda o dinheiro se tudo fica igual, só que mais complicado? Porque ele quer acabar com a inflação.
Uma das caras da inflação está impressa no próprio dinheiro. Os preços sobem sem parar e as notas ganham cada vez mais zeros, aparentemente têm um valor maior, mas compram as mesma coisas ou até menos.
Isto é a inflação: o dinheiro perde valor rapidamente, a mesma quantidade dele compra cada vez menos coisas. É um inferno, porque os salários que as pessoas ganham não acompanham o ritmo de alta dos preços.
Não é mudando o nome do dinheiro que a inflação acaba. O governo tem um plano para tentar fazer isto. Ao mudar o dinheiro, quis dar a idéia de que o real será diferente do cruzeiro real, que desta vez o dinheiro não perderá seu valor. Só vendo para acreditar.

Texto Anterior: EM JULHO, O DINHEIRO VOLTA A SER REAL
Próximo Texto: OBJETOS ESTRANHOS JÁ FORAM DINHEIRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.