São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OBJETOS ESTRANHOS JÁ FORAM DINHEIRO

DA REDAÇÃO

Dinheiro é algo que os homens inventaram para facilitar a troca de mercadorias. Para que isso funcione, ele precisa ser aceito por uma sociedade. Sua história é quase tão antiga quanto o homem.
Hoje em dia, o dinheiro tem forma de papel (cédulas e cheques), plástico (cartões de crédito) e metal (moedas). Mas nem sempre foi assim.
Antigamente, para muitos povos, conchas, pedras, penas e outros objetos serviam como dinheiro. Eles tinham um valor definido e era assim que as pessoas compravam o que queriam.
Em Roma, há muitos anos, o sal que tempera a comida era importante e caro. Por isso, uma parte do pagamento dos soldados era feita com esse mineral. A palavra salário nasceu aí.
O primeiro dinheiro feito em papel apareceu na China. As pessoas deixavam as moedas de ferro, muito pesadas, com os comerciantes e usavam, como dinheiro, os recibos de papel que eles entregavam.
Os índios brasileiros não conheciam dinheiro, por isso trocaram cocares e colares por objetos portugueses. Esse tipo de comércio é chamado de escambo.

Texto Anterior: INFLAÇÃO
Próximo Texto: GIBIS E DESENHOS BRINCAM COM A MORTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.