São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
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Game mistura ação e merchandising

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Candidato do 'Supermarket' corre em direção às gôndolas e aos US$ 4 mil do prêmio
Crédito Foto: Cris Bierrenbach/Folha Imagem-
Observações: COM SUB-RETRANCAS
Vinheta/Chapéu: \<FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>CAPA\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
Game mistura ação e merchandising
Nem só dos desocupados de fim-de-semana vive a audiência dos game-shows da TV. No ar há dez meses, "Supermarket" põe adrenalina –e muito merchandising– nas tardes de Bandeirantes, que o exibe de segunda a sexta, às 17h15.
Misto de game-show e propaganda de produtos de supermercado –diversos fabricantes patrocinam o programa– "Supermarket" é o primeiro título do gênero exibido pela rede em anos. Em julho, a Bandeirantes estréia dois game-shows (leia texto abaixo).
O programa é um exemplo da demência que rende prêmios, no mundo dos game-shows. Além de rapidez –para agarrar produtos no supermercado que abriga o jogo–, os candidatos precisam ter jingles e propagandas da TV na ponta da língua, para responder às perguntas. O objeti*o: ganhar US$ 4 mil.
Os malabarismos do game começam antes da gravação. As inscrições são abertas três meses por vez. Nestes períodos, até 3 mil candidatos são testados pela psicóloga Márcia Heloísa Ramos Toledo, 29, para seleção.
O game acontece em três fases. Na primeira, três duplas respondem a perguntas do tipo: "O que é que tem muito "o" e muito tomate?". A cada resposta correta –no caso, alguém teria que dizer "Pomodoro"–, a dupla ganha dez segundos de consumo grátis no supermercado-estúdio.
No segundo, com um carrinho de compras, um representante de cada dupla corre alucinado pelo supermercado agarrando produtos. No fim do bloco, ganha a dupla que tiver feito a "compra" de valor maior.
A dupla finalista, à beira de um ataque de nervos, tem ainda que encontrar três produtos, descritos por dicas, em um minuto. As dicas são frases como "O que é branco e cai no inverno?". É dada a largada; começa a contagem regressiva. Uma dupla sai em disparada, gritando, chorando, se descabelando.
"É Neve", grita um dos concorrentes do programa gravado na última semana.
Se a dupla não conseguir encontrar os três produtos –o que acontece com frequência–, ganha um prêmio de consolação de US$ 500. Mesmo para quem se descabelou, é melhor do que nada.

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