São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotas recebem CR$ 35 mil para gritar nome de Quércia

`Não voto nele de jeito nenhum', diz estudante contratada

GUSTAVO KRIEGER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma parte dos "militantes" saudados por Orestes Quércia na convenção do PMDB não pretende votar nele. Cabos eleitorais pagos participaram da organização da festa.
A estudante Fabiane Freitas, 20, não sabia sequer o Estado a que pertence a candidata a deputada federal Ana Paula Junqueira, a quem ela estava "representando na convenção".
Fabiane recebeu CR$ 35 mil para usar camiseta da candidata e gritar o nome de Quércia. "Deus me livre. Não voto em Quércia de jeito nenhum. Estou aqui a trabalho", disse.
Ela pertencia a um grupo de cem garotas de Brasília contratado para fazer propaganda de Ana Paula Junqueira. "Acho absurdo um político pagar alguém para gritar seu nome", reclama.
MR-8
Entre os militantes do PMDB presentes, o maior contingente era arregimentado pela organização MR-8, que se auto-define como de "esquerda" e é ligada a Quércia.
A organização diz ter levado mais de três mil pessoas a Brasília.
Na Paraíba, o MR-8 organizou dois ônibus. Um para sindicalistas e outro para estudantes.
Marconeide Santos, presidente da Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas, diz que "o MR-8 é que dá o caráter de massa para o PMDB".
Havia também militantes com ar folclórico e pretensões políticas, como o aposentado José Luiz Neto.
Ele quer concorrer a deputado federal no Rio de Janeiro com o nome de "Salvador da Pátria".
"Salvador" foi a Brasília com passagem paga pelo candidato a deputado federal Paulo Duque, a quem prometeu seu apoio político.
Outros, como Josineide dos Santos, da Vila Paranoá, em Brasília, não sabia nem mesmo quem era Quércia.
"Vim ver o show de pagode, mas gostei de ganhar uma camiseta", comemorou Santos.

Texto Anterior: Clã dividido; Eu tenho a força; Greves no caminho; Reposição de perdas; Corrida contra o tempo; Estado crítico; Vida de escritor; Muito pelo contrário; Dique oficial; Bola preta; Pano rápido; Tudo pelo real; Ver para crer; Dissidência recomposta; Salvo pelo gongo; Efeito eleitoral; Grito ecológico; TIROTEIO
Próximo Texto: Equipe está definida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.