São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clã dividido; Eu tenho a força; Greves no caminho; Reposição de perdas; Corrida contra o tempo; Estado crítico; Vida de escritor; Muito pelo contrário; Dique oficial; Bola preta; Pano rápido; Tudo pelo real; Ver para crer; Dissidência recomposta; Salvo pelo gongo; Efeito eleitoral; Grito ecológico; TIROTEIO

DE ORESTES QUÉRCIA (PMDB), SOBRE O PLANO ECONÔMICO:

Clã dividido
Apesar do convite do PSDB a Sarney Filho (PFL-MA) para o comando da campanha de FHC, sua irmã, Roseana, candidata ao governo do Maranhão, está irritada com as críticas de alguns tucanos ao pai do clã, José Sarney.

Eu tenho a força
"Eu não dependo dos votos tucanos para me eleger no Maranhão. Até porque, eles não os têm", disse Roseana. O alvo da estocada é Mário Covas, que disse temer que um acordo entre FHC e Sarney prejudique os tucanos.

Greves no caminho
Com o real já implantado e às vésperas do primeiro turno, prevê-se, para setembro, uma onda de greves. Não só por causa da data-base dos bancários, mas porque os sindicatos buscarão as perdas salariais da inflação em real.

Reposição de perdas
Presidente em exercício da moderada Força Sindical, Alemão diz que "a torcida é para que não haja inflação após julho". Mas avisa: "5% de inflação em real é muito e nós vamos buscar as perdas –se necessário, até fazendo greves".

Corrida contra o tempo
Nenhum dos micropartidos que tiveram restituído pelo STF o direito de lançar presidenciáveis havia registrado candidatos até a última sexta no TSE. O prazo das convenções acaba em 31 de maio.

Estado crítico
Henrique Santillo, ministro da Saúde, começa a ser fritado no Planalto. As denúncias de que hospitais falsificam guias para receber mais verbas oficiais só fizeram esquentar o óleo da frigideira.

Vida de escritor
Gilberto Mestrinho deixa o governo do Amazonas e sai da política em 1.º de janeiro. Mas já tem nova ocupação: lança em outubro, na Feira de Frankfurt, livro sobre a Amazônia em seis idiomas.

Muito pelo contrário
Piada corrente no Congresso, sobre a tomada de posição dos políticos mineiros, diante da inimizade entre Hélio Garcia e Hélio Costa. Quando se pergunta a um deles como vai o Hélio, a resposta é rápida: "Estão todos bem".

Dique oficial
Está em estudo no Ministério da Previdência um conjunto de medidas para desestimular o aumento de aposentadorias no próximo ano. Elas serão oferecidas a Itamar, como alternativa à propalada quebra do caixa previdenciário.

Bola preta
Causou má impressão, na quarta, a participação do ministro da Justiça, Alexandre Dupeyrat, na reunião que tratou do projeto sobre abuso do poder econômico. Chegou atrasado, foi duro com seus críticos e saiu antes do fim.

Pano rápido
Ricupero vai debater hoje o plano econômico com empresários na Fiesp. Será no teatro que fica no prédio da entidade. Detalhe: será mantido o cenário da peça em cartaz, o "Inspetor Geral", uma sátira de Gogol à burocracia estatal.

Tudo pelo real
Ricupero, que só come carne branca, não recusou o convite para participar de um churrasco em Porto Alegre, na sexta. Comeu picanha preparada pelo churrasqueiro Arnaldo dos Anjos, o preferido de Geisel e Figueiredo.

Ver para crer
O PMDB paulista anuncia entre hoje e amanhã uma lista com a desfiliação de pelo menos dez prefeitos do PSDB no interior do Estado. O anúncio do apoio a Barros Munhoz será no Palácio dos Bandeirantes, na presença de Fleury.

Dissidência recomposta
Cândido Mendes, que se firmou como líder do grupo tucano resistente à aliança do PSDB/PFL, enviou carta ao ex-prefeito do Rio, Marcello Alencar, se recompondo. Disse acreditar que FHC assegurará os princípios social-democratas.

Salvo pelo gongo
Cobrado em Unaí (MG) pela fuga de Lula ao debate com FHC, Tilden Santiago (PT-MG), saiu pela tangente: "Para debater com FHC, melhor do que Lula é o Enéas, que é popular, escreveu livros e não renegou o que escreveu."

Efeito eleitoral
O PSDB quer usar na campanha o fato de um relator tucano, Luiz Máximo (SP), ter comandado a cassação de Ibsen (PMDB-RS), enquanto um relator do PT, Hélio Bicudo (SP), teria falhado na acusação a Ricardo Fiuza (PFL-PE).

Grito ecológico
Fábio Feldmam (PSDB-SP) vai entrar com ação na Procuradoria da República contra a construção da hidroelétrica de Tijuco Alto, no rio Paraná. A obra foi autorizada pelo ministro do Meio Ambiente, Henrique Brandão Cavalcanti.

TIROTEIO
- O plano já está gerando um grande problema social porque liberou os preços e congelou salários. E, quando vier o real, o povo não vai pular na rua de alegria.

Texto Anterior: Últimos candidatos serão oficializados esta semana
Próximo Texto: Garotas recebem CR$ 35 mil para gritar nome de Quércia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.