São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rainha Sílvia coordenação contra as drogas; O NÚMERO; A FRASE; Vacina anti-sarampo evita graves problemas; Comer só mandioca faz mal para a saúde; Excesso de ferro pode retardar crescimento

<FT:"MS SANS SERIF",SN>JULIO ABRAMCZYK

Rainha Sílvia coordena ação contra as drogas
A rainha Sílvia (foto), da Suécia, comunicou à 47ª Assembléia Mundial da Saúde, realizada em Genebra, a criação da Fundação Mentor, instituição independente associada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo será coordenar e sustentar financeiramente pesquisas sobre toxicomanias entre jovens. Além da rainha Sílvia, fazem parte do conselho administrativo da Fundação o príncipe herdeiro da Espanha, o grão-duque herdeiro de Luxemburgo e o príncipe Talal Bin Abdul Aziz al Saud.

O NÚMERO
45... milhões de casos de sarampo, com um milhão de mortes, ocorrem anualmente no mundo, segundo a OMS.

A FRASE
"As vacinas anti-sarampo atuais asseguram uma taxa de proteção de 85% a 95%".
(Do Programa Mundial de Vacinação da OMS apresentado à 47ª Assembléia Mundial da Saúde).

Vacina anti-sarampo evita graves problemas
O sarampo é uma doença contagiosa que ocorre na infância, provocada por um vírus. Os grandes aglomerados urbanos facilitam sua transmissão, principalmente nas áreas mais pobres, onde vivem crianças subalimentadas sem auxílio médico adequado. Em crianças desnutridas a doença, que pode ser evitada pela vacinação preventiva, é muito grave e pode provocar a morte.

Comer só mandioca faz mal para a saúde
Quem só come mandioca, alimento rico em calorias, sem adicionar as necessárias proteínas do leite, carne, peixe ou ovos, poderá ter graves problemas de saúde, como a síndrome subclínica da deficiência protéica. Ela impede o desenvolvimento físico e mental de crianças. É o que acontece nas regiões mais pobres do país, de alto consumo da mandioca, principalmente no Norte e Nordeste.
A Fundação Salvador Arena, entidade filantrópica mantida pela empresa Termomecânica São Paulo, sugere que se iniciem debates sobre o tema.

Excesso de ferro pode retardar crescimento
A anemia ferropriva (por deficiência de ferro no organismo) é tratada com remédios à base de sais de ferro, com bons resultados. Mas em crianças normais, sem esta deficiência, o ferro suplementar dado desnecessariamente pode retardar o crescimento, relata Ernesto Pollitt, do Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, na revista "Lancet" de 21 de maio.
(Julio Abramczyk)

Texto Anterior: Cegos `aprendem' a cheirar
Próximo Texto: Drogas podem causar lesões irreversíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.