São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sócios dividiam um salário quando lançaram empresa

Empréstimo de US$ 10 mil financiou compra de máquinas

NEIVALDO JOSÉ GERALDO
DA REDAÇÃO

Marcelo fala, e muito. Angelo é introvertido. Marcelo vende. Angelo produz. Estes dois engenherios têm 33 anos, se conhecem há 23 e são sócios há oito.
Em 1986, ambos estavam bem empregados. Marcelo, engenheiro civil, trabalhava em uma construtra de São Paulo. Angelo, engenheiro de produção, ganhava a vida em uma empresa no Rio de Janeiro.
No Carnaval daquele ano, uma viagem a Olinda (PE) mudaria a vida dos dois. Marcelo confessa:"Estávamos bêbados no avião".
Segundo ele, há muito tempo discutiam uma fórmula de abrir um negócio. Nesta conversa, a idéia ganhou corpo. Passada a ressaca, resolveram falar sério e toparam enfrentar o desafio.
Um empréstimo de US$ 10 mil financiou a compra das sete primeiras máquinas. Angelo deixou seu emprego no Rio, voltou para São Paulo. A Token iniciava as suas atividades.
Marcelo se manteve na construtora. Fizeram um pacto: enquanto Marcelo continuasse a trabalhar, seu salário seria dividido ao meio. Metade para ele e a outra parte para Angelo. O capital obtido na empresa seria totalmente reaplicado.
Pelo menos durante um ano e meio, eles foram tocando a empresa desta forma. Marcelo, nas horas vagas, auxiliava o sócio.
Quando o negócio começou a dar sinais de decolagem, Marcelo também se demitiu. Passou a se dedicar exclusivamente à Token.
Começaram tendo como cliente apenas a C&A. Toda a produção da empresa era comprada pela rede.
Com a confecção consolidada, lançaram a marca MóBettah e iniciaram a abertura de suas próprias lojas.
Mas a vida dos dois não é um mar de rosas. Eles discutem bastante. "Temos uma briga por dia", afirma Angelo.
"Nossa amizada é muito grande e baseada na confiança e honestidade mútuas", diz Marcelo. Segundo eles, as diferenças nunca comprometem os negócios.(NJG)

Texto Anterior: Supermercados vão adotar URV
Próximo Texto: MóBettah quer crescer com franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.