São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico dos EUA elogia planejamento brasileiro

SÉRGIO KRASELIS
DO ENVIADO ESPECIAL

O técnico norte-americano Frederick Sturm disse ao final da primeira partida contra o Brasil, no sábado à noite, que a estrutura de planejamento da seleção brasileira é um exemplo a ser seguido.
Para o treinador dos EUA, que está com uma equipe renovada, a seleção de seu país ainda tem muito o que melhorar para voltar a ser tão temível quanto a equipe que dominou o vôlei nos anos 80.
A equipe na qual jogavam Karch Kiraly –por alguns anos o melhor jogador do mundo–, Pat Powers e Craig Buck, entre outros, derrotou a seleção brasileira na final dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 84, conquistando a medalha de ouro.
Era a chamada "geração de prata" do vôlei do Brasil, time em que se destacavam William, Renan, Montanaro, Bernard, Xandó e Amauri.
A prova de que os EUA não exibem atualmente o mesmo potencial da geração bicampeã olímpica (foram também campeões em Seul, 88) vem através do técnico José Roberto Guimarães. "No ano passado, fizemos 12 jogos contra os EUA e só perdemos um jogo".
Seu colega norte-americano reconhece que há muito trabalho a ser feito em sua equipe. "Precisamos melhorar em tudo. O serviço, o bloqueio, a defesa, o ataque, ou seja, todos os fundamentos que hoje fazem do Brasil um grande time", admite Sturm.
Para ele, o trabalho de sua equipe é de longo prazo. "Precisamos pensar na Olimpíada de Atlanta, em 96. Mas desde já acredito que Brasil e Itália são os favoritos para vencerem a próxima Olimpíada", disse o técnico norte-americano.
(SK)

Texto Anterior: Brasil bate EUA e mantém liderança da Liga Mundial
Próximo Texto: NBA abre finais das conferências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.