São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS FATOS

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é considerado o campeão mundial de acidentes de trânsito. São Paulo é responsável por 33,5% das mortes em acidentes de trânsito no país (a cidade de São Paulo tem um terço dos óbitos do Estado).
Os outros dois Estados mais próximos são Rio de Janeiro e Minas Gerais, com respectivamente 9,9% e 9,2%.
Para demonstrar, analisar e refletir sobre números como estes, a CET -Companhia de Engenharia de Tráfego- de São Paulo resolveu publicar um boletim: "Fatos & Estatísticas de Acidentes de Trânsito".
A edição é de 1993 e os números só vão até 1992. Ainda assim, é o melhor e mais confiável levantamento estatístico no Brasil segundo a Abramet.
Além de fazer um perfil do trânsito caótico de São Paulo para quem precisa de dados estatísticos, o boletim traz um grande número de informações para o motorista comum.
Várias dicas vêm acompanhando levantamentos estatísticos. "Redobre os cuidados nas madrugadas de fins-de-semana", diz uma delas. Na mesma página um quadro mostra que mais de 300 acidentes com vítima ocorrem por ano entre 23h e 24h de sábado e domingo.
Outro conselho é para levar sempre alguém que se comprometa a não beber para dirigir quando for sair para se divertir. "É uma boa idéia cada vez mais utilizada nos países desenvolvidos", diz o texto.
Os números são o ponto forte. Nos acidentes com vítimas fatais, por exemplo, os ocupantes de veículos são, em 39,5% dos casos, jovens entre 16 e 25 anos.
Para completar o boletim, tem também informações sobre o tipos de acidentes, estatísticas sobre os tipos de lesões mais comuns e informações de segurança – importância da utilização do cinto e como levar crianças no banco traseiro, entre elas.
"Em caso de acidente com vítima (em São Paulo) preste socorro e chame o DSV pelo número 194, ou pela Central de Operações de Trânsito -(011) 212-3777.
Para obter exemplares, procure o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – Cetet (av. Marquês de São Vicente, 2.154 CEP 01139-002, São Paulo, SP). Informações pelo telefone (011) 210-7733.

Texto Anterior: Os jovens são mais irresponsáveis no trânsito?
Próximo Texto: Brasileiros se saem bem na etapa carioca do Campeonato Mundial de Surfe Amador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.