São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fascículos mostram como é o universo

Coleção tem textos curtos e diretos e fotos da Nasa

DA REPORTAGEM LOCAL

Meteoros, nebulosas, satélites, planetas e tudo mais que compõe o universo estará esmiuçado na coleção "Fronteiras do Universo" –de autoria do cientista Isaac Asimov–, que a editora Abril Jovem está lançando.
O primeiro número é "O Sistema Solar". São 32 páginas com textos curtos e claros sobre como começou e como funciona o nosso sistema.
O fascículo tem várias ilustrações –incluindo fotos da Nasa– grandes e coloridas que elucidam o texto. O projeto foi idealizado pelo próprio Asimov.
Cada volume esclarece de uma maneira simples e direta várias questões do universo.
Em cada capítulo, existe um quadro que indica as grandes descobertas e também mostra o que os cientistas e astrônomos ainda não conseguiram decifrar.
Os capítulos não têm necessariamente uma ligação –dá para abrir em qualquer página e sair lendo.
A coleção é ideal tanto para quem é curioso por saber sobre astronomia, como para quem se interessa por ficção científica, ou até simplesmente para quem quer ter uma idéia de como os sistemas começaram e o que são.
Questões simples também são esclarecidas. Por exemplo, explica porque Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são planetas rochosos, enquanto Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gigantes gasosos.
No final do exemplar, existe um glossário, que explica termos específicos usados nos textos, por exemplo, supernova e anã branca. O único problema é que que os textos não remetem para o glossário e vice-versa.

Texto Anterior: Surfistas escolhem suas músicas preferidas para ouvir enquanto disputam ondas na areia
Próximo Texto: Ficção científica tornou Asimov famoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.