São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kohl perderia eleição hoje

DA "REUTER"

Uma pesquisa de opinião divulgada ontem, cinco meses antes das eleições gerais na Alemanha, indica que o Partido Democrata Cristão do chanceler Helmut Kohl (CDU) perderia por uma margem estreita para a oposição dos social-democratas (SPD), se as eleições de 16 de outubro fossem hoje.
A pesquisa do Instituto Emnid, encomendada pela emissora noticiosa alemã N-TV, mostrou que o CDU teria 36%, 1% a menos do que na semana interior.
O SPD, liderado por Rudolf Scharping, também caiu um ponto percentual em relação à semana passada, mas mantém-se à frente do CDU, com 38%.
A pesquisa divergiu ligeiramente de uma enquete mensal feita para a TV ZDF pelo Instituto Forschungsgruppe Wahlen na última sexta, que afirmava que Kohl alcançava o SPD.
A pesquisa da ZDF afirma que o CDU teria 38% dos votos se as eleições fossem hoje, dois pontos percentuais acima de março, e o SPD teria 39%, inalterados.
A pesquisa do Emnid, que entrevistou 981 eleitores, deu à coligação júnior de Kohl, o Partido Democrático Livre (FDP) 8%, e aos esquerdistas do Partido Verde, possível parceiro de coalizão do SPD, ganhou dois pontos percentuais, atingindo um total de 10%.

Texto Anterior: Assembléia elege presidente alemão
Próximo Texto: O que faz o presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.