São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército realiza operação com 500 soldados em favelas da zona norte

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

Cerca de 500 soldados do Exército fizeram ontem uma operação nas favelas de Ramos e Roquete Pinto (zona norte do Rio). Não houve prisões, troca de tiros ou apreensão de armas e entorpecentes. A operação durou três horas.
Segundo o relações-públicas do CML (Comando Militar do Leste), coronel Luiz Cesário da Silveira Filho, a operação foi "rotineira" e visava treinar os recrutas que estão sendo incorporados.
Policiais militares do 16º BPM e da companhia de cães da PM deram apoio ao Exército na operação, que durou das 8h às 11h.
Vários moradores foram revistados e 30 pessoas que não tinham documentos precisaram se identificar. Todos foram liberados antes do final da operação.
Os soldados utilizaram embarcações, que atracaram na praia de Ramos, dentro da favela. O Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) 14 de Julho foi transformado em base dos soldados.
As operações do Exército nas duas favelas ocorrem frequentemente desde de outubro do ano passado, quando um sentinela do 24 BIB (Batalhão de Infantaria Blindada) foi alvejado, segundo o CML, por traficantes.
Com a intensificação da presença do Exército e da PM nas favelas, os traficantes acabaram abandonando a disputa travada pelo controle dos pontos de venda de drogas e deixando o local.
PMs do PPC (Posto de Policiamento Comunitário) disseram ontem que, atualmente, as favelas de Ramos e Roquete Pinto são os menos expressivos pontos de vendas de drogas da zona norte.

Texto Anterior: Ação foi planejada há dias
Próximo Texto: Cinco novas lojas vão ser inauguradas até fim de julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.