São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização muda curva e assegura o GP espanhol

ANDRÉ LAHOZ
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Schumacher foi novamente o mais rápido. O piloto alemão da Benetton conseguiu ontem a pole position provisória para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, no primeiro treino oficial.
O segundo colocado, Mika Hakkinen, da McLaren, ficou a mais de um segundo de Schumacher. Damon Hill, da Williams, marcou o terceiro melhor tempo.
Rubens Barrichello ficou com a nona colocação e Christian Fittipaldi, com a 18ª.
A confusão foi muito grande durante a manhã de ontem. A corrida esteve ameaçada de não acontecer.
A maior parte das equipes se recusou a correr no treino da manhã (apenas 9 dos 27 pilotos participaram do treino).
Somente a Ferrari, a Tyrrel, a Minardi, a Larrousse e a Sauber colocaram seus carros na pista.
O resto seguiu a opinião do presidente da Foca (Associação dos Construtores), Bernie Ecclestone.
A situação só voltou ao normal por volta do meio-dia (7h no Brasil), após um acordo entre as equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O motivo da confusão são as alterações nos carros impostas pela FIA após o GP de Mônaco, buscando maior segurança nos carros.
A FIA exigiu as mudanças nos carros como uma resposta aos acidentes ocorridos nos últimos GPs.
Mas, ao dar um prazo de apenas duas semanas, o presidente da entidade, Max Mosley, entrou em atrito com as equipes.
Segundo as escuderias, o pouco tempo que para treinar poderia aumentar o risco de acidentes.
Poucos estão satisfeitos com o carro atual. Para garantir a corrida, Mosley se comprometeu a rever o calendário de novas mudanças.
A Benetton foi a equipe que falou mais alto. Enviou uma carta à FIA, afirmando que não havia tido tempo para realizar todos os testes e que portanto não poderia garantir a segurança dos seus pilotos.
A Benetton afirmava ainda que qualquer acidente seria de responsabilidade da FIA.
A resposta foi imediata: "Se a escuderia não pode garantir a segurança de seus pilotos, então não poderá participar da prova".
Para poder participar, a Benetton teve que enviar outra carta à entidade, negando a anterior.
Na manhã de ontem, o ex-corredor Niki Lauda foi verificar se havia sido construída uma chicana (alteração no traçado original da pista, com o objetivo de forçar uma redução de velocidade dos carros), antes da curva Nissan.
Os pilotos pediram essa chicana há 15 dias e reclamaram ao verificar, na quinta-feira, que nada havia sido feito.
Como ameaçaram não correr se não fossem obedecidos, os técnicos da prova se apressaram e trabalharam à noite para que tudo estivesse pronto ontem de manhã.

NA TV
Treino para definição do grid do GP da Espanha, às 8h, na Globo

Texto Anterior: Brasileiro corta o cabelo dentro de seu carro
Próximo Texto: Acuado, Mosley cede poder para as equipes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.