São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994 |
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Organização muda curva e assegura o GP espanhol
ANDRÉ LAHOZ
O segundo colocado, Mika Hakkinen, da McLaren, ficou a mais de um segundo de Schumacher. Damon Hill, da Williams, marcou o terceiro melhor tempo. Rubens Barrichello ficou com a nona colocação e Christian Fittipaldi, com a 18ª. A confusão foi muito grande durante a manhã de ontem. A corrida esteve ameaçada de não acontecer. A maior parte das equipes se recusou a correr no treino da manhã (apenas 9 dos 27 pilotos participaram do treino). Somente a Ferrari, a Tyrrel, a Minardi, a Larrousse e a Sauber colocaram seus carros na pista. O resto seguiu a opinião do presidente da Foca (Associação dos Construtores), Bernie Ecclestone. A situação só voltou ao normal por volta do meio-dia (7h no Brasil), após um acordo entre as equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O motivo da confusão são as alterações nos carros impostas pela FIA após o GP de Mônaco, buscando maior segurança nos carros. A FIA exigiu as mudanças nos carros como uma resposta aos acidentes ocorridos nos últimos GPs. Mas, ao dar um prazo de apenas duas semanas, o presidente da entidade, Max Mosley, entrou em atrito com as equipes. Segundo as escuderias, o pouco tempo que para treinar poderia aumentar o risco de acidentes. Poucos estão satisfeitos com o carro atual. Para garantir a corrida, Mosley se comprometeu a rever o calendário de novas mudanças. A Benetton foi a equipe que falou mais alto. Enviou uma carta à FIA, afirmando que não havia tido tempo para realizar todos os testes e que portanto não poderia garantir a segurança dos seus pilotos. A Benetton afirmava ainda que qualquer acidente seria de responsabilidade da FIA. A resposta foi imediata: "Se a escuderia não pode garantir a segurança de seus pilotos, então não poderá participar da prova". Para poder participar, a Benetton teve que enviar outra carta à entidade, negando a anterior. Na manhã de ontem, o ex-corredor Niki Lauda foi verificar se havia sido construída uma chicana (alteração no traçado original da pista, com o objetivo de forçar uma redução de velocidade dos carros), antes da curva Nissan. Os pilotos pediram essa chicana há 15 dias e reclamaram ao verificar, na quinta-feira, que nada havia sido feito. Como ameaçaram não correr se não fossem obedecidos, os técnicos da prova se apressaram e trabalharam à noite para que tudo estivesse pronto ontem de manhã. NA TV Treino para definição do grid do GP da Espanha, às 8h, na Globo Texto Anterior: Brasileiro corta o cabelo dentro de seu carro Próximo Texto: Acuado, Mosley cede poder para as equipes Índice |
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