São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia abaixo a íntegra do discurso do escritor

DA "REUTER"

Leia a íntegra da fala do escritor
Alguns políticos russos vêem em Alexander Soljenitsin um potencial líder, capaz de unir o país.
Para eles, o escritor combina o liberalismo econômico defendido por Boris Ieltsin ao nacionalismo dos adversários do presidente da Rússia.
A seguir, leia a íntegra do discurso que Alexander Soljenitsin fez na cidade de Vladivostok:

"Caros compatriotas, por todos os anos de meu exílio, acompanhei intensamente a vida de nossa nação.
Nunca duvidei de que o comunismo fosse inevitavelmente acabar, mas sempre temi que o preço da saída dele seria extremamente doloroso.
E agora, sinto o dobro da dor pelos dois últimos anos da Rússia, que foram tão duros para as vidas e os espíritos das pessoas.
Sei que a vida atual de vocês é extrema e estranhamente dura, embaraçada numa miríade de infortúnios, e que vocês ou seus filhos não sabem o que o futuro lhes reserva.
Sei que estou voltando a uma Rússia torturada, atordoada, alterada a ponto de ter se tornado irreconhecível, convulsivamente procurando por si mesma, por sua própria identidade.
Aonde quer que eu vá, espero encontrar e ouvir pessoas, para testar ou rever minhas próprias idéias.
Estou ansioso para entender verdadeira e precisamente as condições em que vocês vivem, para compartilhar de suas preocupações e temores e a fim de procurarmos juntos o caminho mais seguro para sair deste nosso atoleiro de 75 anos.
Meu coração anseia pelo dia em que o povo sofrido de nosso país possa finalmente encontrar um raio de luz à frente. Me curvo a vocês em respeito e admiração."

Texto Anterior: Soljenitsin volta e diz que não vai mais escrever
Próximo Texto: Queda de avião mata 20 na Colômbia; Bactéria não assusta mais os britânicos; A FRASE; Bombardeio mata 38 e fere 80 em Angola; Foguetes atingem uma cidade sérvia; Milícia do Haiti quer auxiliar Exército; Terremoto atinge a capital do Japão; Assessor de Pérez se entrega em Caracas; Testemunha mata 2 pessoas em audiência; China executa dez por roubo e sequestro; Italianos lembram o ataque em Florença; Sanções contra África do Sul são suspensas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.