São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Estado deve mudar seu papel'

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende a inversão das prioridades do Estado:
Folha - O Brasil é viável?
Luiz Inácio Lula da Silva - Sim. As caravanas mostraram situações dramáticas de abandono e miséria das populações. Mas também, às vezes no mesmo dia, andando 20 ou 30 km, as caravanas encontraram experiências de sucesso de comunidades, completamente abandonadas pelo Estado, que sozinhas acharam soluções para seus problemas.
Folha - O que deveria ser feito para tornar o país viável na prática?
Lula - Basta que o Estado inverta as suas prioridades. É preciso que o Estado incentive os pequenos e médios empresários e produtores e pare de vez de dar dinheiro aos grandes grupos econômicos.
Hoje, não existe Estado. Existe um monstro que enche de dinheiro os grandes grupos econômicos, que não cumpre suas funções sociais, que está nas mãos de uma elite covarde e incompetente, sem projeto para o país.
Folha - Em quanto tempo o país pode superar seus atuais problemas?
Lula - Todos os problemas só podem ser resolvidos a longo prazo. Não tenho a ilusão de resolver tudo e não vou enganar o eleitor prometendo o céu e a terra. Mas acho que num mandato presidencial podemos fazer o alicerce das reformas de que o Brasil precisa. Dá para ter o compromisso de acabar com a fome.

Texto Anterior: 'Estado precisa ser reformado'
Próximo Texto: Itamar evita medidas que afetem FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.