São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajustes só devem ocorrer na data-base

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O reajuste de salário após a implantação do real só deve ocorrer na data-base da categoria. O governo não pretende criar nenhuma política salarial oficial.
A livre negociação continua garantida, mas está proibida reposição automática de perdas fora da data-base. A preocupação do governo é evitar a reindexação.
O governo praticamente já definiu que as mensalidades escolares serão convertidas para URV pela média quadrimestral de fevereiro a maio deste ano. Depois, ficarão congeladas em real.
A MP (medida provisória) com as regras deve ser assinada pelo presidente Itamar Franco até 1º de junho. Quem cobrou a mais terá de devolver o dinheiro.
Um dos principais problemas do governo hoje é resolver como ficarão as regras de conversão para URV dos aluguéis.
A última proposta em estudo era vincular a conversão à política salarial em vigor antes da criação da URV. Essa política aplicava um redutor de dez pontos percentuais nos reajustes mensais.

Texto Anterior: Empresas pedem mais atenção ao governo
Próximo Texto: Equipe estuda limite para o cheque especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.