São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família dá a volta ao mundo em um veleiro

DANIEL CASTRO
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Terminou ontem a aventura da família Schurmann que, durante 10 anos, 1 mês e 18 dias, deu uma volta no mundo a bordo de um veleiro.
Os brasileiros Vilfredo, 45, Heloísa, 45, David, 20, e Wilhelm, 17, foram recebidos como heróis em Florianópolis, de onde saíram em 10 de abril de 1984.
Vilfredo e Heloísa deixaram uma estável vida de classe média para realizarem um sonho que começaram a planejar dez anos antes. Ele era administrador de empresas e ela, dona de uma escola de inglês.
O casal vendeu tudo e caiu no mar, junto com os filhos Pierre, hoje com 25, David e Wilhelm. A idéia era de uma viagem de 2 anos.
Pierre abandonou o barco e ficou nos EUA, onde casou e se formou em administração de empresas. David e Wilhelm estudaram por correspondência e frequentaram escolas, como ouvintes, nos países por onde passaram.
David se formou em cinema na Nova Zelândia. Wilhelm acaba de concluir o 2º grau. Hoje, todos falam pelo menos quatro línguas.
Nesses dez anos, os Schurmann navegaram 93 mil km (equivalente a 2,3 voltas em torno da Terra).
A família percorreu a costa brasileira, o Caribe, parte do litoral norte-americano e chegou ao oceano Pacífico.
Conheceu dezenas de ilhas e países do Pacífico e do Índico. Em abril passado, deixaram a África do Sul rumo ao Brasil.
Durante sete meses por ano, os Schurmann viviam dentro do veleiro, em uma "casa" de 44 m2. No restante do tempo, ficaram em terra, fazendo turismo ou trabalhando.
Toda a viagem foi paga com recursos da própria família. Eles alugavam o barco para turistas, pescavam, filmavam ou fotografavam para universidades e revistas e até executavam reparos em outras embarcações.
Durante os próximos 12 meses, o casal vai percorrer o Brasil dando palestras, além de lançar um livro e um vídeo sobre a viagem.

O repórter DANIEL CASTRO viajou a convite do projeto Guapos Round The World

Texto Anterior: 'Gostamos e não queríamos parar'
Próximo Texto: Diário traz relato de iniciação sexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.