São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filólogo desconhece expressão

DA REPORTAGEM LOCAL

Os dicionários brasileiros não registram a expressão "pé na cozinha". A frase foi utilizada pelo candidato à Presidência Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para mencionar seus supostos ascendentes negros.
O filólogo e dicionarista Antônio Houaiss diz que jamais ouviu a frase. Houaiss prepara um dicionário de 250 mil palavras da língua portuguesa.
"De qualquer modo, ela tem uma estrutura proverbial muito clara -os negros eram a maioria dos cozinheiros das casas brasileiras até o começo do seçulo 20. A frase exprime muito bem o preconceito -é uma maneira eufêmica, gentil e perversa de dizê-lo", diz o filólogo.
O sociólogo Octávio Ianni, autor de trabalhos sobre discriminação racial contra negros, diz que não tem "a menor idéia de onde surgiu a expressão, tenho apenas uma impressão do que ela significa".
Pelo menos em São Paulo, a expressão é de uso comum para mencionar, em tom de ironia pejorativa, a ascendência negra de alguém.
Segundo o dicionário Aurélio "mulato" é o filho de negros e brancos. O termo tem origem pejorativa e refere-se a mula, animal estéril resultante do cruzamento de jumentos e cavalos.

Texto Anterior: Tucano visita ABC paulista
Próximo Texto: "Exército"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.