São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeira cobra 'determinação' de FHC

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

EMANUEL NERI
O vice na chapa de Fernando Henrique Cardoso, Guiherme Palmeira (PFL-AL), criticou ontem a indecisão do candidato tucano para obter o apoio do ex-presidente José Sarney.
"Tem que haver mais determinação. Não pode ficar titubeando. Falta o FHC demonstrar que o Sarney é importante", disse Palmeira.
Ainda gripado, FHC cancelou viagem que faria hoje a Minas Gerais. Ele evitou falar ontem com os repórteres. Reuniu-se em sua casa, em São Paulo, com Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB, e com o publicitário Nizan Guanaes, seu coordenador de marketing.
Ao sair da reunião, Jereissati reconheceu haver divergências na coligação. "Não é possível que em uma aliança larga como essa todos tenham a mesma opinião", disse.
Em Salvador, o ex-governador Antônio Carlos Magalhães também defendeu maior empenho na obtenção do apoio de Sarney."O que importa é a força psicológica do apoio do Sarney".
ACM e Palmeira querem que FHC deixe de ter dúvida sobre em qual palanque vai subir em Estados como Paraná, Minas Gerais e Maranhão.
"Nada prejudica mais que a indecisão. Estamos a quatro meses da eleição e o Fernando não pode mais esperar para ver para qual lado vai", disse Palmeira.
ACM tem a mesma opinião. "Tem que escolher logo e, às vezes, pode não ser o melhor. Mas sem a definição o Fernando pode ficar falando sozinho", disse.
A coligação do PSDB com o PFL e PTB criou uma situação política ambígua para FHC porque em alguns Estados os três partidos são adversários.
Para os pefelistas, a situação é crítica em Minas Gerais. FHC tem um "meio acordo", segundo eles. com o candidato Hélio Costa (PP).
Costa está coligado com o PFL, PPR, PSC e PSD. Mas o PSDB tem no Estado uma candidatura própria, de Eduardo Azeredo, coligado com o PTB e PL.
Outro Estado que preocupa o PFL é o Paraná. Segundo os pefelistas, FHC também tem um "meio acordo" com o candidato Álvaro Dias (PP), que está coligado com o PMDB e PPR.
No Estado, o PSDB e o PFL apóiam a candidatura ao governo de Jaime Lerner (PDT), o que faria FHC subir em dois palanques.
No Maranhão, eles defendem o apoio de FHC a Roseana Sarney, candidata ao governo local. Mas o PSDB maranhense está coligado com o PPR de Epitácio Cafeteira.
Segundo ACM, o presidente Itamar Franco já está trabalhando com o objetivo de definir apoios a FHC no Estados.
"O grupo do Itamar não está alheio a isso. O José de Castro e o ministro Henrique Hargreaves vão agir em busca de uma rota, de um caminho mais forte e de um espaço mais organizado", disse ACM.

Texto Anterior: Quércia insiste no apoio do ex-presidente
Próximo Texto: LULA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.