São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai coordenar Fórum Interamericano

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil vai dirigir o Fórum Interamericano de Direitos Humanos até 1996. A decisão foi tomada por representantes de ONGs de 21 países, que se reuniram em Brasília.
Entre os objetivos do Fórum está a denúncia e apuração de atos que violem os direitos humanos. A entidade também irá promover um intercâmbio entre as ONGs e governos do continente Americano.
O Fórum será dirigido por um secretariado composto por sete países.
Estados Unidos, México, Brasil, Costa Rica, Cuba, Venezuela e Paraguai formam o secretariado.
Para secretário-geral foi eleito Benedito Domingos Mariano, diretor do Centro Santo Dias de Direitos Humanos, de São Paulo.
Caberá a ele organizar a estrutura da nova entidade interamericana e incentivar a criação de seccionais nos 21 países que compõem o Fórum. O objetivo é trabalhar nos moldes da Anistia Internacional.
O presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA, Oscar Sappiano, esteve no encontro de Brasília e propôs que o Fórum seja membro do Conselho Consultivo da Comissão.
Essa deliberação dá à nova entidade o direito de participar de investigações sobre atos que atentem contra os direitos humanos em todo o continente.
O Fórum Interamericano de Direitos Humanos também será ligado à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, composta por sete juízes. Essa Corte julga moralmente os governos que violam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Outra atribuição do Fórum será a de ajudar na elaboração dos relatórios anuais que os diversos governos encaminham à ONU (Organizações das Nações Unidas) sobre a situação dos direitos humanos nos vários países.

Texto Anterior: LULA
Próximo Texto: Itamar abre reunião da OEA no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.