São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército vigia embarque do real

FERNANDO PAULINO NETO; NILSON BRANDÃO
DA SUCURSAL DO RIO

Trinta soldados do Exército, com dois carros M-113 (que parecem tanques), quatro jipes e dois caminhões guarneceram ontem a saída de 17 toneladas de moedas e 5 toneladas de cédulas do real, do Banco Central no centro do Rio.
O dinheiro foi enviado para a delegacia regional do banco em Salvador, informou o chefe do Departamento do Meio Circulante do BC, Antônio Carlos Mêda.
Ele explicou que depois de fabricado na Casa da Moeda, o dinheiro segue para o BC, que o distribui.
Essa foi a primeira vez que o Exército acompanhou a operação de transferência do dinheiro novo no Estado. "Até a implantação do real, haverá cobertura do Exército."
Mêda afirmou que o BC decidiu transferir o dinheiro no fim de semana para agilizar a distribuição da nova moeda.
Segundo Mêda, até o próximo dia 30, 1,3 bilhão de cédulas do real e 800 milhões de moedas terão de chegar a unidades do BC, Banco do Brasil e rede bancária.
No próximo dia 13, a rede bancária começa a receber moedas do real. A partir de 20 de junho, recebe novas cédulas.
"Estamos na reta final", disse Mêda. As transferências estavam sendo feitas apenas de segunda a sexta-feira, com o apoio da Polícia Militar.
O cerco ao Banco Central, na avenida Rio Branco, começou às 5h. Às 9h30, seis carros blindados saíram do BC, levando o dinheiro novo para a Base Aérea do Galeão.
O comboio seguiu pela Linha Vermelha até a Base Aérea, onde os pacotes de papelão contendo o dinheiro novo foram carregados em um avião de carga da Itapemirim.

Texto Anterior: Tarifas bancárias encarecem com real
Próximo Texto: Governo edita MP para corrigir contratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.