São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínicas agem em situações de urgência psiquiátrica

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pouca gente sabe onde procurar ajuda quando um parente ou amigo tem uma mudança súbita no comportamento habitual.
A maioria dos pronto-socorros convencionais não dispõe de estrutura adequada ou profissionais habilitados para lidar com as urgências psiquiátricas.
Em São Paulo, algumas clínicas oferecem atendimento especializado, 24 horas por dia, para quem está com esse tipo de problema.
No momento da crise, os familiares devem assumir o controle da situação e procurar auxílio. Esperar por uma solução espontânea só complica o tratamento do paciente.
Denise Gama de Souza, psiquiatra-colaboradora do Hospital das Clínicas da USP, explica que as urgências mais frequentes são agitação intensa, agressividade e tentativas de suicídio.
Segundo Denise, o álcool ainda é o principal responsável pela maioria dos casos. Drogas como cocaína e crack alteram o comportamento de muitos usuários.
Essas substâncias interferem na capacidade da pessoa de avaliar a realidade e controlar os seus próprios impulsos.
Algumas doenças psiquiátricas como a depressão e a mania (leia textos abaixo) podem desencadear mudanças significativas.
Eva Cardoso Zoppe, psiquiatra e coordenadora da Equipsi, afirma que a clínica presta atendimento domiciliar para casos de urgência 24 horas por dia.
"Após o primeiro contato, nós escolhemos junto com a família a melhor forma de ajudar o paciente", afirma.
A clínica então passa a gerenciar o tratamento. "Fazemos contato com enfermagem especializada, acompanhantes terapêuticos, serviços de resgaste e unidades para internação", diz Eva.
O preço do atendimento em casa varia de 150 a 200 URVs.
A API (Assistência Psiquiátrica Integrada) é uma clínica centrada no atendimento da urgência. Psiquiatras ficam na clínica em esquema de plantão permanente.
Harry Merendig Júnior, psiquiatra e proprietário da API, diz que já passaram pela clínica mais de 7200 pacientes desde a sua fundação (há três anos).
Desse total, apenas 600 pessoas precisaram ficar internadas na clínica -que conta com nove leitos.
A API tem um plano de saúde que oferece 50% de desconto em todos os atendimentos. As consultas de urgência custam 67 URVs (31 com o plano) e a diária sai por 169 URVs (83 com o plano).
Lucinda Trigo Osmo, psiquiatra e proprietária da Clínica Conviver (leia texto ao lado), lembra que o atendimento de urgência não encerra o problema.

ONDE PROCURAR AJUDA:
API - r. Joaquim Távora 1011, Vila Mariana, tel.: (011) 571-1691; Equipsi - r. Gumercindo Saraiva 10, casa 3, Jardim Europa, tel: (011) 282-7062 e bip: (O11) 814-3755 código 848; Clínica Conviver - r.Cotoxó 777, Pompéia, tel.: (011) 872-8980 e 864-4607.

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Mania altera comportamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.