São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga vinha da Colômbia e ia para os EUA

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal (PF) apreendeu ontem sete toneladas de cocaína pura e 20 toneladas de tabaco em uma fazenda clandestina em Guaraí (TO) (a 230 km de Palmas). Foi a maior apreensão registrada na América Latina.
Sete pessoas da quadrilha de traficantes, ligada ao Cartel de Cali, na Colômbia, foram presas –inclusive o proprietário da fazenda. Até as 22h de ontem os nomes dos traficantes eram mantidos em sigilo. Foram apreendidos fuzis AR-15 e AR-16 –usadas por atiradores do Exército–, revólveres calibre 38 e 45 e granadas.
Três seguranças escaparam. Houve troca de tiros entre a PF e os traficantes. Um dos traficantes tentou atirar uma granada nos policiais, mas foi atingido no peito.
Há quatro meses, agentes federais investigavam o tráfico de drogas no Estado. A PF soube de uma fazenda em Guaraí com grande fluxo de jatinhos e caminhões.
A informação foi suficiente para despertar a suspeita da polícia. Um esquema de vigilância foi montado à porta da fazenda. Ontem, às 7h, agentes bloquearam a passagem de dois caminhões que saíam da fazenda. Os motoristas foram presos.
A polícia encontrou contêineres de madeira lacrados. Seriam despachados para os EUA em um navio. A mercadoria deixaria o país pelo porto de Santos (SP).Dentro dos containers, a cocaína estava escondida entre pacotes de tabaco.
A PF invadiu a fazenda. No galpão onde a droga era empacotada havia oito homens. Três embalavam a droga e cinco vigiavam a local. Estavam armados com fuzis, metralhadoras e granadas. Até então, não haviam percebido o movimento dos policiais. Assim que viram os policiais, tentaram fugir.
Houve troca de tiros. Um segurança ia lançar uma granada nos policiais mas foi baleado no peito.
Três pessoas conseguiram escapar. A polícia está procurando os traficantes por todo o Estado.
O galpão estocava cerca de sete toneladas de cocaína pura e outras 20 toneladas de tabaco. A droga era produzida na Colômbia e transportada até a fazenda em jatinhos, segundo um segurança preso.
O tabaco servia apenas para disfarçar a cocaína.
Os traficantes estão presos em uma delegacia de Palmas, aguardando transferência para Brasília.

Texto Anterior: TORDESILHAS 1; TORDESILHAS 2
Próximo Texto: PM controla rebelião de detentos em penitenciária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.