São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiraram a roupa da dona mobília

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Volta e meia os autores desta coluna, nas viagens que fazem, se deparam com algum conceito de negócio de que nunca tinham ouvido falar antes. Foi assim com a Naked Furniture (ao pé da letra: Mobília Nua).
A empresa, que já tem mais de 20 anos de existência, franqueia lojas cujo carro-chefe são móveis de madeira maciça nus (sem pintura, verniz, cera ou resinas), para que o cliente escolha o acabamento que mais lhe convir.
Como acontece com qualquer franquia que se preze, o franqueado não precisa ter experiência prévia no ramo, nem ter nas mãos, quando entrar em contato com o franqueador, o ponto onde será instalada a franquia.
Isso é uma exigência meio jurássica que alguns franqueadores brasileiros, que ainda não sacaram o que realmente é franchising, insistem em fazer.
Hoje, existem mais de 50 lojas Naked Furniture espalhadas pelos EUA. E a rede deve crescer rapidamente, já que a empresa-mãe resolveu entrar de sola numa campanha pesada para vender franquias.
Eis aqui o que ela oferece a quem tiver pique para ser dono do próprio nariz e se identificar com o negócio de móveis: assessoria na seleção e negociação do ponto; orientação nas compras de estoque, equipamentos e insumos; programas de propaganda e marketing e o diabo a quatro.
Quem quisser mais informações, é só passar um fax para o presidente da empresa, Bruce MacGowan, pelo telefone (00-1-717) 586-8587.
Outra empresa do mesmo ramo é a Expressions, da Louisianna, cujas mais de 60 lojas têm como principal produto sofás e poltronas projetadas por designers.
A Expressions já tem franquias funcionando inclusive no México e Canadá. Informações com a gerente de Venda de Franquias, Susan D'Aunoy, pelo fax (00-1-540) 837-7613.
Correndo por fora, num ramo que tem tudo a ver com mobília, mas não com a venda de móveis, está a Furniture Medic (literalmente, o Médico da Mobília), que franqueia unidades especializadas no conserto e restauração de móvies a domicílio, sem fazer sujeira.
Se o vídeo que os caras nos mandaram mostra a verdade, a coisa funciona mesmo. O filme começa com um adolescente com cara de punk de butique azarando a mesa da sala de jantar com uma serra elétrica. Sacaram o bom gosto da cena?
Depois, o filme mostra que, usando massinhas especiais, lixas, pincel e porções mágicas um franqueado da Furniture Medic conserta tudo num abrir e fechar de olhos. Mais informações? Mande um fax para (00-1-404) 363-9797.
Em tempo: o moleque acaba o filme de cabelo cortadinho e fazendo a lição de casa. Na mesa. Com cara de ter levado bons cascudos e um merecido banho de creolina. Bem feito!

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da Franchising University e da FGV, escritores e conferencistas.

Texto Anterior: Livro sobre Imposto Único é lançado dia 9
Próximo Texto: A propaganda e a Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.