São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Brasil empata com Canadá, é vaiado e Parreira critica time

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A EDMONTON

O técnico Carlos Alberto Parreira criticou a seleção brasileira depois do empate de ontem em 1 a 1 contra o Canadá, na cidade canadense de Edmonton.
O técnico e o meia Raí foram vaiados por cerca de 30 brasileiros. "Com esse time não dá", gritou o mineiro Nílson Lama, 30, radicado em Vancouver (Canadá).
"Calma, que a equipe vai melhorar", respondeu Parreira. Ele afirmou que as substituições "não surtiram efeito". Não gostou de três jogadores que entraram no segundo tempo –o lateral-direito Cafu, o meia Mazinho e o meia-atacante Paulo Sérgio.
Se não sentir mais dores nas costas nos treinos de hoje e amanhã, Branco pode voltar à lateral-esquerda no amistoso de quarta-feira contra Honduras.
Parreira implantou rodízio de capitães. Ontem Dunga foi o capitão. O próximo provavelmente será Ricardo Rocha. Domingo, contra El Salvador, Jorginho ou Raí. O meia Raí foi o capitão oficial nas eliminatórias.
O zagueiro Ricardo Rocha ficou fora do jogo de ontem porque sentiu dores na coxa esquerda sábado à noite. "Não é grave", disse o ortopedista Lídio Toledo.
Foi substituído por Aldair, um dos poucos elogiados por Parreira. "Foi um gigante nas bolas altas". No fim da partida, com cãibras, Aldair deu lugar a Márcio Santos.
Parreira viu sete problemas:
1) "Não soubemos sair jogando diante de uma marcação forte como essa, que vamos encontrar muitas vezes na Copa do Mundo.
2) "Faltou ritmo de jogo. Estamos treinando desde o dia 19, sem jogar. Só novas partidas darão mais entrosamento.
3) "Tirei Mauro Silva no intervalo porque ele é bom no desarme, mas eles não armavam, só jogavam com bolas altas. Mas Mazinho não soube tocar a bola como está acostumado no Palmeiras.
4) "Não houve coordenação entre defesa, meio-campo e ataque, muito distantes uns dos outros.
5) "Tirei Jorginho e Raí e coloquei Cafu e Paulo Sérgio para dar mais velocidade pela direita. Não conseguiram. A saída de Raí mostrou como ele é importante para ordenar a equipe.
6) "Quem perde gols como nós pode ter problemas no Mundial.
7) "Pela esquerda, Leonardo e Zinho melhoraram no segundo tempo, mas não foram bem no primeiro, errando lances."
"Não fiquei satisfeito", afirmou o técnico. "É claro que não esperava o empate. O Canadá jogou como numa final de Mundial, mas nós não. Provou que não basta ser superior tecnicamente, é preciso lutar."
O atacante Romário fez o gol brasileiro no primeiro tempo, depois de driblar cinco adversários.
O Canadá empatou no segundo, com gol de Eddy Berdusco após falha do zagueiro Ricardo Gomes, que escorregou."Acontece", disse Parreira sobre o erro de Gomes.
Conclusão das declarações de Parreira: sua única dúvida para a Copa é a lateral-esquerda: Leonardo ou Branco. Os outros: Taffarel; Jorginho, Ricardo Rocha e Ricardo Gomes; Mauro Silva, Dunga, Raí e Zinho; Bebeto e Romário.
O público –51.937 pagantes– foi o maior da história do Canadá, onde o hóquei no gelo é o esporte mais popular. A TV não transmitiu a partida ao vivo –exibiu um jogo de beisebol. O Canadá não se classificou para a Copa do Mundo.
A seleção viajou ontem de volta para os EUA. Hoje quem não jogou ontem faz treino, no qual está prevista a presença de Branco.

LEIA MAIS sobre a seleção nas pág. 2 a 6 e 10.

Próximo Texto: O meio-de-campo pede solução urgente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.