São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginasta brasileira de 13 anos compete em Seul

Ela vai disputar a Copa dos Quatro Continentes

HEIDY VARGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Num país em que há poucas ginastas e quase nenhum incentivo financeiro do governo ao esporte, Daniela Vio, 13, é a exceção à regra.
Com dois anos e sete meses dedicados ao treino da ginástica rítmica, Daniela disputa este mês, em Seul, na Coréia do Sul, a Copa dos Quatro Continentes.
Ela é dona de cinco títulos em ginástica rítmica (bicampeã brasileira juvenil 92-93, campeã paulista infantil 92, campeã paulista juvenil 93 e vice-campeã sul-americana 93).
Daniela começou aos oito anos em ginástica olímpica. Depois de três anos sem melhoras, fez um teste para ginástica rítmica e foi aprovada pela atual treinadora.
Para se dedicar aos treinos, Daniela teve que abandonar a casa dos pais, na divisa de Diadema, porque gastava duas horas e meia para chegar até o ginásio.
Hoje, Daniela mora com uma "família adotiva", a quatro quadras do clube onde treina e a duas quadras da escola.
Ela tem uma alimentação controlada (verduras, legumes, pouca massa, e sucos). Atualmente, pesa 40 quilos, tem 1,66 m de altura, e sua treinadora checa suas medidas uma vez por semana.
A diversão para essa atleta é o vídeo. Com seus pais -que vê só nos fins de semana- ela assite a vídeos sobre ginástica rítmica e ri quando perguntam sobre namoros.
"Vivo para o esporte", afirma Daniela, "e atualmente não tenho tempo nem para ver a minha família, quanto mais para ceder aos caprichos dos namorados".

Texto Anterior: Brasileiro desistiu pouco antes de chegar ao "teto do mundo"
Próximo Texto: Esporte chegou ao Brasil em 63
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.