São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distância "disfarça" tamanho do Sol e de estrelas gigantescas

KATHY WOLLARD

É difícil imaginar o tamanho médio de uma estrela. Às vezes é difícil mesmo imaginar o tamanho da Terra. A Terra tem cerca de 40 mil km de diâmetro no Equador.
Imagine que a Terra fosse toda coberta por uma superfície sólida –isto é, não tivesse oceanos. Você poderia, de carro, andar infinitamente. Se você dirigisse a 80 km/h durante 14 horas diárias, gastaria cinco semanas.
Assim, a Terra é bem grande. Mas comparada com o Sol, é uma bola de tênis de mesa. O Sol, um enorme bola quente de gás em combustão, tem quase 4,4 milhões de quilômetros de diâmetro.
O que significa isso? Bem, vamos dar nosso passeio ao seu redor (finja que ele é sólido ao invés de gasoso, e com a temperatura agradável, em vez de 10.000º C). Sem paradas desta vez, ou nunca chegaremos.
Digamos que você tivesse começado seu passeio sobre o Equador solar no dia 1º abril de 1994. Viajando a 80 km/h, você ia voltar ao ponto de partida lá pelo final de maio ou começo de junho... do ano 2000. Um milhão de Terras caberiam facilmente dentro do Sol.
Bem, você pode argumentar, o Sol não parece tão grande. Mas isso é uma ilusão causada pela distância. Uma montanha a apenas 40 km parece do tamanho da ponta de um dedo. Mas o Sol está a 150 milhões de km.
OK, você está impressionado. O Sol também fica orgulhoso de si mesmo. Não é para ser estraga-prazeres, mas ela é um astro apenas de tamanho médio.
Há trilhões de trilhões de estrelas no universo, agrupadas em galáxias de bilhões de estrelas em cada uma. Mas elas estão tão longe da Terra –quatrilhões de quilômetros– que parecem minúsculas.
Algumas estrelas, chamadas gigantes, podem ser mais de cem vezes maiores que o Sol. Estrelas supergigantes são ainda maiores. Uma supergigante conhecida, Betelgeuse, é 700 vezes maior que o Sol. Outra é mais de 1.600 vezes seu tamanho. Uma estrela com 12 vezes o tamanho do Sol, se colocada em seu lugar, "afogaria" os três primeiros planetas do Sistema Solar –inclusive a Terra.
Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Discos que você talvez queira ter
Próximo Texto: Qual dispositivo se encarrega de vigiar o clima terrestre?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.