São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denise Stoklos mostra Nina Simone cantando

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Por causa dos inúmeros compromissos no exterior, Denise Stoklos não tem se apresentado nos palcos de São Paulo.
Mas, antes de embarcar para a Espanha, no próximo fim de semana, Denise estará hoje, no Espaço Banco Nacional de Cinema, para inaugurar uma exposição de fotos, lançar um livro e divulgar o resultado do prêmio que instituiu para jornalistas que escrevem sobre teatro.
Cada vez mais multimídia, Denise começou a fotografar e escrever seu livro no ano passado. Também um filme, ainda sem data de lançamento, faz parte dessas novas realizações.
"Dirigindo minhas peças teatrais, percebi que tenho um olhar que enfoca e enquadra, como uma câmera de fotografia ou cinema", ela diz. "Quando menina, também fiz experiências fotográficas, que agora retomo com mais preparo".
A exposição com 21 fotos em preto-e-branco e cor chama-se "Scenes of Singing" (cenas fo filme "Nina Simone Sings for Us") e fica até 12 de junho no Espaço Banco Nacional de Cinema.
Na verdade, a exposição de fotos registra momentos do filme que tem Nina Simone como tema. "No filme, tentei fazer uma coreografia da atmosfera afetiva da voz de Nina. É como se o movimento da câmera coreografasse o movimento da atriz que interpreta Nina."
As fotos que registram cenas do filme foram divididas de acordo com as canções de Nina Simone. "Essa cantora americana me permitiu falar da sensualidade de uma mulher de 61 anos, que nos põe em contato com um mundo sensorial sem limites."
O livro "Amanhã será tarde e depois de amanhã nem existe" foi publicado em janeiro mas, até agora, não estava à venda (por enquanto, será comercializado apenas no Espaço Banco Nacional de Cinema).
"É um romance na contramão do que hoje prolifera no mercado. Fala de um sentimento essencial, que é a possibilidade de alguém deslumbrar-se pelo outro. Isso traz a afirmação de valores humanos vitais."
Denise já realizou uma adaptação dramatúrgica de seu romance, que se transformou num espetáculo apresentado recentemente, no Festival de Teatro de Curitiba, com grande sucesso.
Sempre patrocinando os próprios projetos, Denise também resolveu, no ano passado, instituir um prêmio com seu nome para o jornalista que melhor divulgou teatro.
Através de 600 cédulas distribuídas para profissionais de teatro, foi realizada uma votação. O vencedor terá todos os seus artigos publicados em livro, com tiragem de 500 exemplares.
Sinônimo de vanguarda brasileira no exterior, Denise acaba de chegar da Suíça. Suas próximas apresentações serão na Espanha, Romênia, Estados Unidos, França e Escócia.
Ela ainda não tem previsão sobre uma futura temporada brasileira de seu último sucesso internacional: o espetáculo "Jardim de Meteoros", que estreou em agosto passado em Estocolmo (Suécia).
Autora e diretora de seus espetáculos, Denise não só representa em "Jardim de Meteoros", mas também toca vários instrumentos musicais e canta músicas de sua autoria.

Exposição: Scenes of Singing (cenas do filme "Nina Simone Sings for Us")
Lançamento: Amanhã Será Tarde e Depois de Amanhã nem Existe. Também será divulgado o resultado do Prêmio Denise Stoklos para o jornalista que melhor tenha divulgado o teatro nacional em São Paulo em 1993
Onde: Espaço Banco Nacional de Cinema (rua Augusta, 1.475, Cerqueira César, região central de São Paulo)
Quando: de hoje, às 20h30, até 12 de junho

Texto Anterior: Obra-prima de Welles redescobre o Brasil
Próximo Texto: Desafios exigem esforço constante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.