São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jarreau apela para hits do pop

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Jarreau apela para hits do pop
Al Jarreau é um dos intérpretes mais populares entre os que há quase duas décadas surfam na onda do jzzz-pop – o subestilo que combina melodias cantáveis com a improvisação jazzística.
Em "Tenderness", seu novo álbum, o cantor americano exibe a mesma crise de identidade que outros adeptos dessa fusão vem enfrentando (leia texto abaixo).
O som eletrônico está perdendo espaço para o acústico no gosto do consumidor médio. O que pode ser mais significativo do que a MTV americana destacar em sua série "Ungplugged" o (sempre acústico) cantor Tony Bennett?
Para quem quiser continuar no centro das atenções do mercado, a solução é mudar. Ou, pelo menos, adotar uma boa maquiagem.
Assim, não é de graça que a capa de "Tenderness" traz um pastiche do padrão visual (fotos em preto-e-branco e caracteres coloridos) com o qual o selo Blue Note marcou os anos 50 e 60.
Porém, se a capa busca o "efeito jazz acústico", o disco nem tanto. "Tenderness" poderia facilmente ser intitulado de "Al Jarreau Canta Standards do Pop".
O repertório foi escolhido para atingir o maior espectro possível de público. Hits do pop, como "She's Leaving Home" (dos Beatles), "Your Song" (de Elton John) e "Go Away Little Girl" (Carole King) se alternam com três canções do próprio Jarreau.
Há também uma oportuinista incursão "crossover". Em um duo hleen Battle, Jarreau revisita "My Favorite Things" (de Hammerstein & Rodgers).
Mas a mistura realmente desanda em duas faixas intragáveis. Uma é a versão de "Mas Que Nada" (de Jorge Ben Jor), que Jarreau tenta cantar em português com um coro à Sérgio Mender. Verdadeiro samba do americano doido.
Outra é a clássicva "Summertime", maltratada em ritmo de samba-funk. Uma versão para deixar o compositor George Gershwin se revirando no túmulo.
(CC)

Disco: Tenderness
Intérprete: Al Jarreau
Participações: Kathleen Battle (vocal), David Sanborn, Michael Brecker e Kenny Garrett (saxofones)
Lançamento: WEA/Waner
Quanto: 18 URVs (em média)

Texto Anterior: Filarmônica persegue erudição
Próximo Texto: Setzer retoma o velho swing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.