São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que exemplo fica para o futuro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Itamar Franco divulgou sábado, através de sua assessoria de imprensa, nota lamentando a morte do paisagista Burle Marx. Ele disse que fica o exemplo do artista para as gerações futuras.
A nota do presidente, na íntegra, é a seguinte: "O povo brasileiro e o Brasil perdem hoje uma das mais altas expressões do paisagismo contemporâneo. Ao lamentar a perda do grande profissional e artista Burle Marx e apresentar condolências aos seus familiares, resta-nos o conforto de que fica seu exemplo para as próximas gerações da capacidade do brasileiro de transformar seu ofício em atos permanentes de profundo humanismo, de amor à sua arte."
Ricupero
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, ficou chocado com a morte de Burle Marx, de quem era amigo há 30 anos. Os dois trabalharam em muitos projetos nas décadas de 60 e 70.
Os dois se aproximaram porque Ricupero era diretor cultural do Itamaraty e participou de projetos com o paisagista em países como a França, Áustria, Estados Unidos e México.
"A notícia me entristeceu muito. Ainda há pouco ele me mandou um telegrama, quando fui nomeado ministro", lembrou Ricupero. Para ele, o paisagista foi quem redescobriu a paisagem tropical no Brasil.
Para Ricupero, Burle Marx teve para a paisagem tropical a mesma importância que Mário de Andrade para a valorização do barroco mineiro.
"Ele era um grande pintor e desenhista, mas teve que se resignar em ver sua pintura ofuscada pelo paisagismo". Ex-ministro do Meio Ambiente, Ricupero ressaltou que Burle Marx salvou muitas plantas tropicais da extinção.
Jardineiro do Éden
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha disse à Folha, em São Paulo, que Burle Marx foi "o inventor de um desenho de jardim, continental, americano".
Para ele, o paisagista, que era um cientista "e um grande botânico", era uma espécie de "jardineiro do Éden, um criador e um artista capaz de dominar espaços amplos, e mudar o conceito de jardim que havia antes dele, dando um desenho humano à natureza".

Texto Anterior: Burle Marx é enterrado anteontem no Rio
Próximo Texto: Filme de ação tem os nervos dos anos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.