São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme de ação tem os nervos dos anos 90

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

A insistência de Hollywood em produzir dezenas de filmes policiais todos os anos parece recompensada no filme "Speed" (velocidade), que fez ampla pré-estréia no sábado, nos EUA (em mais de 100 cinemas em NY), e entra em cartaz esta semana.
"Speed" é um filme de ação dos bons, daqueles que grudam as pessoas nos braços das poltronas e que arrancam risos nervosos nos momentos de tensão.
No filme, o ex-policial Howard Payne (Dennis Hopper) sente-se credor da polícia de Los Angeles e arma uma bomba em um elevador de um prédio comercial.
Os policiais Jack Traven (Keanu Reeves) e Harry Temple (Jeff Daniels) conseguem livrar as vítimas e o vilão escapa sem que eles percebam.
No início, o filme parece igual a centenas de outros. Keanu Reeves, de cabelos curtíssimos e bem mais fortinho do que em "O Pequeno Buda", masca chiclete e faz cara de durão. Dennis Hopper resgata sua atuação em "Veludo Azul" e mantém a pose de louco brilhante.
As primeiras cenas, com tiros, heróis que não morrem e vilão com recalques mentais, apontam para a decepção. Mas, de repente, a história muda.
Harry Temple está vivo. Desta vez, coloca uma bomba em um ônibus da cidade de Los Angeles e ameaça explodi-lo caso um resgate de US$ 3,7 milhões não for pago dentro de algumas horas.
O aditivo na trama que parece simples é o fato de a bomba estar programada para explodir se o ônibus diminuir sua velocidade para menos de 75 km por hora –em plena hora do rush matinal de Los Angeles.
A partir daí, o filme começa a fazer justiça ao seu título, com a bela atriz Sandra Bullock (de "Demolition Man") na direção do ônibus.
Lembra "Os Caçadores da Arca Perdida", não em termos de imaginação, mas na forma apurada que usa para não permitir que o público relaxe. É um filme com os nervos dos anos 90.
"Speed" é a estréia do diretor Jan De Bont, principal cinegrafista de outros filmes de ação como "Duro de Matar" e "A Caçada ao Outubro Vermelho".
O filme entra em cartaz em meio a dezenas de fortes concorrentes que saíram na frente, como "Os Flintstones", "Maverick", e "Um Tira da Pesada 3".
Mas a reação do público nas pré-estréias já teria encorajado a Twentieth Century Fox a pensar na produção de "Speed 2".

Texto Anterior: Presidente diz que exemplo fica para o futuro
Próximo Texto: Ator não pegava ônibus há anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.