São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Murdoch já ameaça grandes redes dos EUA

Empresário agrega mais 12 emissoras à sua rede Fox

CARLOS EDUARDO LINS E SILVA
DE WASHINGTON

O empresário australiano, naturalizado americano, Rupert Murdoch está mais perto do que nunca de realizar seu sonho de competir em igualdade de condições com as três grandes redes nacionais de TV com a sua Fox.
Na semana passada, ao passar para a Fox por US$ 500 milhões, 12 importantes emissoras antes afiliadas à CBS (8 delas), ABC (3) e NBC (1), a Fox passou a ter 143 estações na rede e agora atinge 95% dos domicílios do país.
Ele também conseguiu por US$ 1,6 bilhão a exclusividade dos direitos de transmissão ao vivo dos jogos do campeonato de futebol americano de 1994-1995, um dos seguros líderes de audiência todos os anos nos EUA.
Com isso, Murdoch espera aumentar em pelo menos 50% seus atuais índices de audiência e passar a concorrer pelo terceiro lugar.
Na temporada 1993-1994, a ABC liderou a corrida pelo telespectador, com audiência média diária de 22% dos aparelhos ligados. O segundo lugar foi para a CBS, com 20%, o terceiro para a NBC, com 18%. A Fox teve 14%.
Mas Murdoch não tem recebido apenas boas notícias. O governo ameaça rever a compra de seis emissoras em 1985 com a qual ele iniciou a Fox.
Com novos documentos, seus adversários políticos, entre os quais o ainda poderoso senador Edward Kennedy, querem provar que o negócio de 1985 contrariou lei que proíbe a estrangeiros possuir emissoras de TV.
Murdoch se naturalizou como americano semanas antes de comprar as emissoras. Mas há dúvidas sobre quanto das ações das emissoras ficaram sob o controle da empresa australiana News Corporation, também de Murdoch.
A Fox investe pouco em jornalismo, uma das mais importantes fontes de receita e audiência das outras três redes.
O maior sucesso da história da Fox é a série de desenho animado "Os Simpsons", exibida no Brasil.
Além da Fox, Murdoch é dono da rede de livrarias Barnes & Noble, da revista "New York", do estúdio Twentieth Century Fox, das editoras Harper Collins, Basic Books, Scott Foresman e Ballinger e dos jornais "The New York Post" e "San Antonio Express".
Fora dos EUA, ele possui emissoras de TV e vídeo na Espanha, Japão, França, Alemanha, Inglaterra, Hong Kong e Austrália, os jornais britânicos "The Times" e "The Sun" e a editora britânica Marshall Pickering.
Murdoch iniciou sua carreira de empresário dos meios de comunicação com um jornal diário na Austrália. Aos 63 anos, é um dos homens mais ricos do mundo.

Texto Anterior: Yellowman diz que é o rei do "dancehall"
Próximo Texto: Uma piada salva "Brian"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.