São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP fixa conversão de contratos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo editará medida provisória para impedir que a conversão dos contratos da economia para o real, a partir de 1º de julho, seja contaminada pela inflação em cruzeiros reais.
Sérgio Amaral disse ontem a MP "não vai interferir na metodologia de nenhum índice, mas fixará regras de conversão para os contratos".
Amaral considera que os critérios da MP impedirão que uma inflação "estatística" em cruzeiros reais seja transferida para a economia do real, quando os preços deverão estar estabilizados.
Segundo Amaral, a MP impedirá, inclusive, a passagem de recursos do Tesouro para o mercado financeiro. Amaral se refere ao "ajustamento estatístico" que será feito sobre os títulos públicos corrigidos pelo IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado).
Pela atual metodologia, o IGP-M de julho refletiria a média de preços de 21 de junho a 20 de julho, comparada com a média entre 21 de maio a 20 de junho.
Sem a interferência do governo, um título público federal, por exemplo, com vencimento em 1 de agosto, refletiria a inflação em cruzeiros reais de 20 a 30 de junho, em torno de 45%, mesmo que a inflação em real seja pequena.

Texto Anterior: Marcos Cintra lança na Folha livro sobre o Imposto Único
Próximo Texto: Lula promete subsídio e reforma agrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.