São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transmissão a cabo é a melhor opção

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quiser captar canais internacionais tem hoje em São Paulo três opções - transmissão via cabo, via MMDS (sistema de transmissão por microondas) ou TV por assinatura (via parabólica).
Segundo Justiniano Henrique Costa, diretor da Abinne, a qualidade de imagem dos três serviços é semelhante, desde que sejam usados bons equipamentos.
O sistema via cabo está sendo operado e distribuído pela Multicanal e pela Net Brasil (Net São Paulo, na capital).
As duas contam com uma programação de 24 canais, incluindo os canais comerciais e quatro canais da Globosat.
A transmissão é feita por cabo coaxial (metálico) ou de fibra ótica para as residências. O cabo é considerado a melhor opção porque oferece 24 canais. A TVA oferece seis canais e a Netsat cinco.
A desvantagem é que, de acordo com a assessoria da Net São Paulo, hoje, apenas os bairros da Lapa, Alto da Lapa, Pacaembu, Jardim Paulistano (zona oeste - operados pela NET São Paulo) e Jardins, Itaim Bibi (zona oeste), Morumbi, Aclimação e Moema (zona sul - operados pela Multicanal) possuem cabos.
Nos bairros onde o cabo ainda não chegou a opção é a TVA, transmitida por MMDS - sistema de microondas onde o sinal é captado por uma antena especial nas residências e decodificado.
Esse sistema atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. No restante do país, a TVA é captada por antena parabólica, com decodificador, ou via cabo.
Outra opção é a antena parabólica. Através da Netsat, pode-se comprar a assinatura dos quatro canais da Globosat e da CNN (rede norte-americana de notícias).
Junto com a assinatura, deve-se comprar um aparelho decodificador que transmitirá a imagem “limpa” para o aparelho de TV.
ASSINATURA - A TVA não opera diretamente via cabo, mas vende sua programação para operadores de cabo de II Estados do país. No próximo mês, a empresa deve lançar a compressão digital de sinal. Essa tecnologia permite que vários canais sejam combinados no espaço hoje reservado para um único canal, proporcionando uma melhor qualidade de imagem, som e a multiplicação de canais disponíveis para assinantes.

Texto Anterior: Parabólica entra em alta na Copa
Próximo Texto: Telefone informa locais de vacinação contra a pólio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.