São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadores têm só um treino físico

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

A seleção brasileira fará apenas mais um treino físico forte antes da suas estréia na Copa no dia 20 contra a Rússia.
O treino será no dia 14 de junho, terça-feira. "Será a última vez que daremos ênfase à parte física em dois períodos do dia", disse o preparador físico da seleção, Moraci Sant'Anna.
Essa diminuição no ritmo do treinamentos físicos já estava prevista na programação da equipe. Moraci queria forçar os jogadores no início "e deixar só a lapidação para antes do começo da Copa".
O preparador explicou ontem que o meia Raí voltou a fazer na seleção os exercícios que fazia no São Paulo. "No Paris St.-Germain eles não dão exercícios para ajudar o Raí a manter sua capacidade física."
O meia da seleção atinge uma média de 168 batimentos cardíacos por minuto durante um jogo de futebol. Só que sua ventilação pulmonar é suficiente apenas para uma média de 164 batimentos.
"Isso não é uma deficiência. É uma característica. Há quem tenha esse limite de batimentos por minuto na casa dos 144 ou 145 na seleção", explica Moraci.
No caso de Raí e de todos os outros atletas, o trabalho inicial de treinos físicos serviu para identificar a necessidade de cada um. O meia Raí teve que seguir uma rígida prescrição de exercícios para aumentar seu condicionamento e não cansar durante os jogos.
Outro jogador com problemas físicos, Branco, deveria retornar ontem à tarde (21h em Brasília) aos treinos com bola.
Branco treina há uma semana em separado. Faz hidroginástica. Parreira quer colocá-lo no time no jogo de domingo. (FR e MM)

Texto Anterior: Lateral Cafu recusa polêmica
Próximo Texto: Alemanha se surpreende com a equipe do Canadá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.