São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994 |
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Comunicação é barreira maior para patrocínio
EDUARDO SIMANTOB
Os resultados serão apresentados hoje e amanhã num seminário fechado para produtores culturais, executivos de marketing e comunicação empresarial, e dirigentes de instituições governamentais. O produtor Yacoff Sarkovas, diretor geral do projeto, adianta que a pesquisa revelou um campo bastante vasto para parcerias entre empresas e projetos culturais. Atualmente, o patrocínio é bancado pelas áreas corporativas (institucionais) das empresas, e não pelas de marketing, que concentram maiores recursos. Segundo Sarkovas, o principal obstáculo é a comunicação. Os projetos que chegam aos analistas de marketing carecem de uma formatação mercadológica. Essa formatação inclui dados de interesse para a empresa patrocinadora, como público-alvo e previsões de custos e retorno acuradas. Outra revelação importante da pesquisa é o fato de que as leis de incentivos fiscais não estimulam o patrocínio. "Nesse sentido, elas têm toda a razão", diz Sarkovas. No entanto, algumas dizem que o desconto fiscal não é satisfatório e, nesse ponto, elas estão enganadas. As leis Rouanet (federal) e Mendonça (municipal - SP) podem ser aplicadas com descontos de até 70% do valor investido. Texto Anterior: "Señor Z" mostra apenas um Zorro Próximo Texto: Ator Mickey Rourke vai abandonar o boxe Índice |
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