São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia dá mais rapidez a fast food

JAIRO TADEU LONGHI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A informática está chegando às redes de fast food. Com sistemas como a comanda eletrônica, o cliente recebe a comida ainda mais rapidamente.
Os sistemas para restaurantes rápidos calculam quanto tempo o cliente gasta no almoço, em média. Também podem calcular o tedioso intervalo entre pagar a conta e receber o troco.
Até detalhes como "mal passado" ou "ao ponto" e bebida "sem gelo", "com pedra de gelo" ou "bem gelada" acabam saindo por escrito na cozinha, em uma impressora ligada em rede.
Os programas para fast food baseiam o sistema no caixa, dando baixa no estoque, comunicando à cozinha o pedido (comanda) e, opcionalmente, fazendo a escrituração fiscal.
Com os relatórios emitidos pelos sistemas, os gerentes podem saber, por exemplo, quais os pratos preferidos e quais não passam de "micos" –não têm saída.
"Hoje, 15% do total das 120 casas pertencentes ao grupo Sérgio estão automatizadas", afirma José Luiz Novoa, sócio do grupo que controla algumas redes de fast food na cidade de São Paulo.
Equipamentos
Os produtos para restaurantes de modo geral são compactos. Afinal, têm que ser usados como se fossem blocos de anotações.
Pouco maior que uma agenda eletrônica, a Comanda Eletrônica CE IR-20 mede 18 cm por 10 cm por 4 cm e é indicada para casas noturnas e fast food.
Ela opera sem fio, transmitindo os dados através de raios infravermelhos –similar ao funcionamento de um controle remoto de videocassete.
O receptor, conectado a um micro servidor, deve estar em uma distância máxima de 15 metros, informa a CM, empresa do Rio que está lançando o aparelho.
O Memocash é uma solução para restaurantes. Mede 7 cm por 11 cm por 19 cm, com bateria de segurança.
É um aparelho de mesa, desempenhando o papel de caixa com rede de comunicação (remota ou local). Também pode ser ligado a uma balança (para comida por quilo).
O Fechaconta é um programa dedicado que funciona no sistema POS 4.000, da Itautec.
O equipamento tem teclado de 55 teclas, visor de cristal líquido de duas linhas por 40 caracteres, interface para leitora de código de barras ou de cartão magnético.
Faz parte de todos os sistemas para o ramo de fast food a emissão de comanda para cozinha, por uma pequena impressora –como a que emite extratos bancários.

ONDE ENCONTRAR
CM SOLUÇÕES: tel. (021) 24-7159;
MEMOCONTA ENGENHARIA: tel. (011) 536-4744;
FECHACONTA: tel. (011) 820-8487

Texto Anterior: Caos urbano é tema de jogo para micros
Próximo Texto: Forte do programa é o desenho em 2D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.