São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forte do programa é o desenho em 2D

ESPECIAL PARA A FOLHA

O "AutoCAD LT" tem bons recursos para edição de desenhos em 2D. A criação de elementos básicos (círculos, arcos) pode ser definida a partir de vários conjuntos de parâmetros.
Na parte de dimensionamento há uma gama muito grande de opções de contagem.
O "AutoCAD LT" possui ferramentas para edição –fundamentais para a produtividade– que auxiliam a encontrar o ponto final ou médio de uma linha, a reta tangente a uma circunferência, filtros XYZ que auxiliam em desenhos de vistas laterais etc.
Essas ferramentas podem ser acessadas pelo menu barra de ferramentas ou em cascata.
Os recursos para objetos em 3D são bem simples. Não trabalha com sólidos ou superfícies e a representação dos objetos é feita através do modelo de arame ("wireframe"). É possível a extrusão através da mudança das propriedades das entidades.
O "AutoCAD LT" tem janela de navegação com vista aérea que facilita a localização e a seleção de uma determinada área. Um efeito de visualização como o preenchimento do desenho é disponível no comando shade.
Há um recurso que ajuda na geração de desenhos para a pilotagem, o paper space, fornecendo várias fitas do desenho com a disposição definida pelo usuário.
O "AutoCAD LT" fornece suporte a OLE apenas como servidor (não embute objetos de outros aplicativos).
Existe uma biblioteca de desenhos (para arquitetura, engenharia, negócios etc.) simples, que auxiliam a realização de um desenho arquitetônico ou de um circuito elétrico, por exemplo.
Um ponto que merece destaque é a total compatibilidade dos desenhos gerados no "AutoCAD" (mesmo os que possuem modelagem sólida) com o "AutoCAD LT", sem perda de dados.
Segundo a Autodesk, o "AutoCAD LT" funciona em "OS/2 2.1", "Windows for Workgroups", "Windows NT" e em redes com "Windows 3.1".
Um aspecto interessante da caixa e da barra de ferramentas é que elas podem ser personalizadas facilmente. O usuário pode acrescentar ou modificar as ferramentas de acordo com as suas necessidades.
É possível, por exemplo, especificar um conjunto de comandos utilizados frequentemente e colocá-lo, com o ícone, em qualquer posição da caixa ou barra de ferramentas.
O programa aceita comandos "script" e a personalização de hachuras e fontes de letras e bibliotecas de desenho, mas não das caixas de diálogo.
Para a inclusão de textos o "AutoCAD LT" fornece um conjunto de fonte de letras. Também é possível acrescentar fontes PostScript, mas ele não aceita as fontes True Type do "Windows".
É possível customizar os menus modificando seus arquivos através de sequências de comandos com auxílio da linguagem "Diesel".
O "AutoCAD LT" não permite a criação de aplicativos, porque não é possível usar linguagem de programação como "Lisp" ou "ADS (AutoCAD Development System)".

Texto Anterior: Tecnologia dá mais rapidez a fast food
Próximo Texto: AutoCAD LT for Windows
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.