São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas ajudam a escolher soft

EDSON FURMANKIEWICZ
DO BANCO DE DADOS

Um programa de OCR (sigla em inglês para optical character recognition, reconhecimento óptico de caracteres) serve para converter arquivos gravados como imagem em arquivos com formato de texto.
Quando um texto é digitalizado por um scanner, o computador reconhece o resultado como uma imagem. Para ser utilizado, deve ser transformado em arquivo com formato de texto.
Com um OCR, é possível trabalhar com qualquer texto digitalizado, incluindo quadros numéricos, para usar em uma planilha ou em um banco de dados, por exemplo.
Outra possibilidade é submeter a um corretor ortográfico o texto de um fax recebido pelo micro.
Antes de comprar um OCR, você deve fazer uma boa pesquisa no mercado para saber qual se adapta melhor às suas necessidades.
Há diferenças significativas entre as opções do mercado. Há usuários plenamente satisfeitos com sua aquisição e outros profundamente arrependidos .
Procure antes o scanner. Em geral, na compra desse equipamento você ganha "de brinde" um software. Às vezes, pode-se optar entre um OCR e um programa para trabalhar imagens.
Alguns programas de OCR trazem corretor ortográfico. Em geral, esse é um recurso desprezível porque normalmente quem procura um OCR já tem um editor de texto com um bom corretor ortográfico.
Um recurso indispensável de qualquer OCR é a aprendizagem, isto é, a capacidade de aperfeiçoar o trabalho de reconhecimento de fontes (tipo de letra). Quanto mais aprende, mais ele reconhece.
Em geral, a configuração mínima para usar um OCR é um 386SX com 4 Mbytes de memória. Mas não se empolgue, qualquer OCR trabalha com imagens antes de trabalhar com texto. Quanto maior a definição, maior a precisão do reconhecimento. Portanto, haja memória e velocidade!
Outro conto do OCR é o tal "índice de precisão". Muitos deles fazem estatísticas sobre a precisão do trabalho de reconhecimento mas insistem em mostrar índices de 90% a 100% enquanto você passa horas corrigindo letras mal interpretadas. Mesmo errado ele conta em benefício próprio.
Eventualmente pode-se demorar mais em digitalizar, reconhecer e corrigir um texto do que em digitá-lo do modo convencional.
Aplicações profissionais do programa, isto é, grandes e constantes massas de texto, exigem soluções que podem implicar o desenvolvimento associado de programas e scanners específicos para o uso. (Edson Furmankiewicz)

Texto Anterior: "AutoCAD LT" é barato e fácil de usar
Próximo Texto: Instalação tem dificuldades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.