São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação tem dificuldades

EDSON FURMANKIEWICZ
DO BANCO DE DADOS

O "Recognita Plus" trabalha com 80 tipos diferentes de scanners. O que parece ser uma grande vantagem pode dar tremendos problemas ao usuário médio.
Na configuração do scanner, esse usuário pode se surpreender por encontrar a exata marca e modelo do seu equipamento e mesmo assim receber invariavelmente a mensagem "scanner not ready" sempre que tenta acioná-lo.
Aí ele terá de aprender o que é uma tal de tecnologia "TWAIN". O scanner insere um módulo dentro do programa que vai servir para digitalizar o texto. O OCR não usa o seu próprio módulo de scanner e este não deve ser instalado.
Portanto, ao optar pela configuração do scanner, não se deve selecionar a marca e o modelo do scanner mesmo que os encontre lá.
Deve-se um escolher um tipo: o tipo TWAIN. Mas só se ambos, scanner e OCR, forem "TWAIN-compliants".
Outro problema de instalação é a mensagem para entrar com o "endereço da placa interface (hex)", dado absolutamente alheio ao usuário médio.
Por outro lado, o "Recognita Plus" tem recursos de instalação muito simpáticos.
Por exemplo, você pode mudar o idioma em que recebe as mensagens de instalação e até as do próprio programa. O Help, porém, permanece em inglês.
O usuário brasileiro pode estranhar o sotaque lusitano: "ficheiro" no lugar da palavra "arquivo" é de doer. Erros ortográficos também são comuns nas mensagens.
Outro recurso interessante é permitir que o programa seja acionado dentro de qualquer outro programa para "Windows", bastando clicar com o mouse no menu box.
Alguns programas como o "Recognita Plus" aperfeiçoaram bastante o recurso de manter o layout original.
Ele exporta em cerca de 80 formatos de programas diferentes e trabalha com colunas. Pode-se até mudar a orientação da leitura antes de começar o trabalho.
Leitura de fax
O programa não chega a ser o máximo. Reconhece o tipo itálico mas não o negrito. O concorrente "WordScan" chega a criar páginas de estilo no "Word".
A favor do "Recognita Plus" conta a capacidade de ler fax e, sobretudo, texto em impressora matricial de nove agulhas, o que é raro entre os concorrentes.
Há também o recurso de criar uma lista de documentos para que sejam reconhecidos mais tarde. Teoricamente, você deixaria a máquina trabalhar um bom tempo sozinha.
Aumentando a resolução de 300 para 400 dpi (pontos por polegada) há um ganho significativo na precisão do reconhecimento.
Em contrapartida, o arquivo da imagem pode aumentar de tamanho numa escala de três para um e chegar a até 3 Mbytes. (EF)

Texto Anterior: Dicas ajudam a escolher soft
Próximo Texto: "Recognita Plus" reconhece português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.