São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento permite controlar aparelhos elétricos com o micro

DA REDAÇÃO

O despertador toca. Dez minutos depois, o café está pronto, na cafeteria elétrica. Enquanto isso, a água do aquecedor do banheiro chega à temperatura certa.
O controlador uDX (micro D X), da Dexter, pode ser programado via computador para acionar aparelhos como esses, na hora desejada e pelo tempo certo.
Vendido por US$ 198, o equipamento é acompanhado pelo programa que vai ser usado para determinar quando algum aparelho vai ser ligado ou desligado.
O software é instalado em um micro (mínimo 286, com leitor de disquetes, monitor VGA e mouse), que vai permitir programar o uDX.
O uDX tem quatro entradas para dados recebidos dos aparelhos a que esteja ligado. Ele interpreta as informações para ligar ou desligar cada equipamento.
Cada uDX pode controlar no máximo quatro aparelhos de cada vez. Pode ser formada também uma rede com até 15 uDX, para realizar tarefas mais complexas.
A distância
Segundo Augusto Einsfeldt, diretor de produtos da Dexter, o uDX pode ficar ligado ao computador, permitindo alterar sua programação a qualquer momento.
Se o micro estiver acoplado a uma linha telefônica, o uDX pode ser controlado a distância por outro computador.
O usuário altera a programação do uDX e envia os novos comandos por linha telefônica ao micro, que vai transferir as modificações.
Isso permite, por exemplo, telefonar para casa e ordenar ao uDX que ligue o ar-condicionado, acenda luzes ou que coloque um aquecedor para funcionar, por exemplo.
Além do disquete com o programa, o uDX é fornecido com cabo para conexão ao micro, fonte de energia e manual de operação.
Segundo Eisnfeldt, a Dexter prepara o lançamento de programas de simulação do uso do uDX e livros que ensinem novas aplicações para o aparelho.

ONDE ENCONTRAR
DEXTER: tel. (051) 343-2378

Texto Anterior: Primeiro passo é saber como o micro opera
Próximo Texto: Micro controla telão de jogos da Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.