São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios aceitam trégua mas combate continua

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os líderes dos sérvios que combatem a independência da Bósnia aceitaram ontem em Genebra uma proposta da ONU para um cessar-fogo de quatro meses.
O subsecrertário-geral da ONU Yasushi Akashi, porém, disse que os muçulmanos estavam defendendo um cessar-fogo de no máximo quatro semanas.
As conversações devem ser retomadas hoje. Muçulmanos e croatas argumentam que uma trégua tal como a proposta congelaria uma situação militar em que os sérvios têm todas as vantagens.
Muçulmanos e sérvios voltaram a combater ontem na região de Vozuce, perto de Doboj, pelo sétimo dia consecutivo. Os muçulmanos tentam manter ali uma rota de suprimentos entre Zavidovici (centro da Bósnia) e Tuzla (nordeste).
Um porta-voz militar da ONU disse que a região foi sacudida por mais 1/143 disparos de artilharia.
A ONU também mediou ontem negociações entre a Croácia e os rebeldes sérvios que ocupam a Krajina (um terço do país). Essas conversações devem prosseguir na sexta-feira.

Texto Anterior: Suécia aprova casamento homossexual
Próximo Texto: Alarme falso paralisa Eurotúnel por 2 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.