São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilarejos são soterrados na Colômbia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vilarejos são soterrados na Colômbia
Cerca de 500 pessoas estão desaparecidas e pelo menos 64 morreram ontem por causa de soterramentos em vilarejos da província de Cauca, na Colômbia.
Outras versões falavam em 150 e 212 mortos. O número exato de vítimas não foi divulgado.
A polícia informou através de uma rádio local que as equipes de resgate confirmaram as 64 mortes, a maioria no povoado de Toez, e o atendimento de 15 feridos.
Há duas possíveis causas para o soterramento. O terremoto que atingiu a Colômbia na tarde de anteontem pode ter causado uma avalanche de gelo e pedras no vulcão Huíla.
O material desceu pelo rio Paez, que transbordou e inundou a região. O terremoto pode também ter causado uma erupção vulcânica, que desencadearia o fenômeno.
"Levamos as crianças mas alguns não conseguiram resgatá-las, estavam perdidos. Outros tentaram cruzar o rio para avisar outras famílias, mas a avalanche os carregou", relatou um sobrevivente em entrevista a uma rádio local.
O arcebispo de Paéz-Balalcazar, Jorge Garcia, sobrevoou o vilarejo de Toez e afirmou que o local foi "sepultado na lama".
"Só se vê o telhado da escola. Há muita gente morta, o povo está angustiado", disse Garcia.
"A cidade foi varrida do mapa. É uma mancha de lama o que se vê de cima", afirmou o repórter de uma rádio colombiana, que sobrevoou o povoado de Toez.
Um outro religioso disse por rádio que a Aldeia de Irlanda, nas montanhas da região, também foi alagada pela lama. Segundo ele, no local há 150 seminaristas.
Há também dezenas de desaparecidos na localidade de Islândia.
A lama e as pedras destruíram uma estrada de terra que é o único acesso a uma reserva indígena.
Autoridades locais pediram pelo rádio que sejam enviados helicópteros, medicamentos, comida e barracas para os desabrigados e feridos.
O terremoto de segunda-feira na Colômbia atingiu 6,4 pontos na escala Richter. As consequências diretas do abalo foram a morte de duas pessoas, 20 feridos e centenas de desabrigados.

Texto Anterior: PIB alemão volta a crescer
Próximo Texto: Itália pede à Argentina extradição de nazista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.