São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores de São Paulo sentem tremor de terra durante a noite

DA REPORTAGEM LOCAL

Tremores de terra foram sentidos ontem à noite, por volta das 21h40, em diferentes pontos do país, como São Paulo, Brasília, Curitiba (PR), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
O movimento provavelmente foi reflexo de abalos sísmicos registrados no Chile, Peru e Bolívia às 20h35 (hora local) e também no sul do México, à 0h39 de hoje (hora local).
"Os lustres tremeram e as portas bateram", disse Ivani da Rosa, 40, moradora em um prédio de 17 andares no Tatuapé (zona leste).
Segundo ela, o tremor durou pelo menos cinco minutos.
No bairro de Perdizes (zona oeste), o executivo e acionista de empresas Olímpio de Souza Quintas, 57, assistia TV quando percebeu o tremor, alertado pelo seu filho.
Olímpio, que mora na rua Monte Alegre, nº 1003, 15º andar, disse que o tremor foi sentido em dois momentos diferentes, com duração de cinco segundos cada. "A mesa e o lustre da sala balançaram."
Na região dos Jardins, o produtor de teatro Paulo Almeida, 34, estava olhando para a tela do computador. "Tive uma sensação de tontura muito forte. Olhei para o lado e vi o mural com alguns crachás balançando", disse. Ele mora em um prédio da rua Oscar Freire, 235, no 10º andar.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu várias chamadas, mas nenhum carro foi deslocado.
No interior do Estado, na região de Presidente Prudente (558 km a oeste da capital), moradores de prédios também perceberam o fenômeno.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru recebeu informes de moradores de Bauru, Marília, Campinas, Bebedouro, São José dos Campos, Araçatuba e Presidente Prudente.
Em Bauru, o tremor também foi sentido, mas em alguns pontos da área central. Segundo o meteorologista Roberto Machado, 38, da Unesp, o abalo foi de intensidade "fraca".
Em Curitiba (PR), o Corpo de Bombeiros atendeu chamadas a partir das 21h45 de moradores que reclamaram de tremores nos edifícios de vários bairros da cidade.
Os carros dos bombeiros foram até os locais das chamadas para verificar a situação, mas não houve registro de nenhuma ocorrência
Em Rio Branco, capital do Acre, a cidade ficou sem luz. Em Belém (PA), a terra tremeu por volta de 22h em Belém. O Corpo de Bombeiros evacuou três prédios (Stela, Florença e Raíssa) na região central da cidade.

Texto Anterior: Agência usa erotismo e nudez contra a Aids
Próximo Texto: Assembléia mantém greve nas universidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.