São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei e controle de preços dividem empresários

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Paulo Cunha, principal executivo do grupo Ultra, disse que qualquer lei que regule a concorrência de uma maneira "forte" é importante no proceso de abertura da economia.
Cunha afirmou que é um "exagero" e um "erro fundamental" misturar regras para a livre concorrência com controle de preços.
"Desde a Idade Média há duas verdades incorporadas ao saber universal: que a Terra gira em volta do Sol e que o responsável pela inflação é o governo, e somente o governo", disse.
Antonio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, disse que os empresários têm que respeitar a lei sem protestar. Ele afirmou que os empresários vão ponderar como gente civilizada junto ao governo para melhor e fortalecer a lei.
Roberto Teixeira da Costa, da Brasilpar, disse que os empresários, que são defensores da economia de mercado, entendem que são necessários mecanismos que para proteger a concorrência e os consumidores.
Ele disse, no entanto, que a lei antitruste aprovada pelo Congresso reflete o clima que o país está vivendo nessa fase que antecede o lançamento do real.
Carlos Mariani Bittencourt, do grupo petroquímico Mariani, disse que "definitivamente é necessária uma lei antitruste no país"
Mas afirmou que a lei antitruste aprovada pelo Congresso tem as deformações típicas da situação conjuntural.
"A finalidade de uma lei de defesa da concorrência não pode simplesmente prender empresários por aumento abusivo de preços. (ACS)

Texto Anterior: Fiesp diz que acionará Justiça contra nova lei
Próximo Texto: Fleury manda autuar supermercados, atacadistas e indústria a partir de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.