São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte faz ameaça de guerra se Japão apoiar sanções

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

A Coréia do Norte ameaçou guerra contra o Japão ontem caso o governo japonês permaneça ao lado dos EUA na adoção de sanções econômicas contra o país.
A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU) deve recomendar hoje ao Conselho de Segurança da ONU sanções econômicas contra o governo de Pyongyang.
A AIEA afirma que já não tem condições de saber se a Coréia do Norte produziu armas atômicas em sua usinas nucleares. O país fechou as intalações às inspeções internacionais.
Ao mesmo tempo em que fazia ameaças, a Coréia do Norte afirmou que está disposta a negociar com os EUA sobre as inspeções.
Kim Young-nam, ministro das Relacões Exteriores da Coréia do Norte, disse que o país aceitaria inspeções completas com a retomada das negociações.
O governo russo afirmou ontem estar disposto a participar dessas negociações, que aconteceriam fora do Conselho de Segurança da ONU.
A China, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, reafirmou que se posicionará contra as sanções.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koji Kakizawa, disse ontem que o seu país deve evitar "declarações que possam provocar" os norte-coreanos.
A Coréia do Norte vem testando nas últimas semanas mísseis Nodong-1 que poderiam alcançar várias das cidades japonesas a oeste do país. Segundo especialistas, os mísseis poderiam carregar ogivas atômicas.

Texto Anterior: FBI investiga favores a secretário de Clinton
Próximo Texto: Exército e rebeldes massacram em Ruanda 22 religiosos e 63 civis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.