São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente sanciona legislação antitruste

Lei combate aumento abusivo com multa e prisão

SÔNIA MOSSRI; GUTEMBERG DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Às vésperas da criação do real, o presidente Itamar Franco está insatisfeito com as principais medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda –política salarial, conversão de preços e elevação das taxas de juros.
Impaciente, o presidente Itamar Franco sancionou ontem a lei antitrute e quer aplicá-la imediatamente para refrear a explosão de preços. Ele teme que o Plano Real fracasse devido aos aumentos abusivos.
Itamar reclama que o Ministério da Fazenda deixou os preços aumentarem livremente na conversão para URVs (Unidade Real de Valor), enquanto os salários foram convertidos pela média. Nas reuniões com o grupo palaciano, ele voltou a ameaçar com a volta do controle de preços.
A lei antitruste define infrações contra a ordem econômica e prevê multas de 1% a 30% do faturamento bruto para a empresa que impedir a livre concorrência ou dominar o mercado de forma abusiva.
Desconfiado da tese da Fazenda de que o plano promoverá o crescimento real dos salários, o presidente quer dar aumentos reais ao salário mínimo e ao funcionalismo público federal.
No pouco mais de seis meses que lhe restam no governo, o presidente assumiu diretamente o comando da política econômica. Itamar quer deixar o Palácio do Planalto sendo um presidente popular.
O presidente da Telerj e amigo pessoal de Itamar, José de Castro, tem repetido a interlocutores que Itamar não fará uma administração meramente burocrática.
Até agora, a Fazenda conseguiu evitar o tabelamento ou controle de preços, mas teme as repercussões da determinação de Itamar, com o apoio dos ministros militares e da Justiça, de usar nos próximos dias a nova lei antitruste.
O presidente já se convenceu de que a punição de empresários com a lei antistruste, que prevê até a pena de prisão preventiva para empresários acusados de desrespeito às disposições da nova lei.
Os setores de higiene e limpeza, alimentação, cimento e produtos farmacêuticos estão na mira da assessoria de Dupeyrat.
Ao sancionar a lei antitruste, Itamar vetou três artigos que continham imprecisões de redação e de ordem burocrática. Uma nova MP foi assinada para corrigir as incorreções do texto vetado.
Cargos
O ministro-chefe do Gabinete Civil, Henrique Hargreaves, disse que Itamar Franco vai asssinar uma medida provisória para criar no governo entre 500 e 600 cargos DAS (Direção e Assessoramento Superior).
Segundo Hargreaves, o governo precisa desses novos cargos em comissão para estruturar órgãos como a Advocacia Geral da União e as delegacias da Receita Federal.
(Sônia Mossri e Gutemberg de Sousa)

Texto Anterior: Ministro militar reclama de 'condições sociais'
Próximo Texto: Nem Fernando Henrique nem Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.