São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Lennon confessa sentimento em música; Mulher era algemada por ciúme do marido; A FRASE 4; Cientistas tentam cura para o ciúme; Estudante não aceita amor sem ciúme; Otelo foi um dos melhores exemplos; A FRASE 5; Scarlett O'Hara incentiva o ciúme

DE PROUST, EM ‘‘A PRISIONEIRA’’

John Lennon confessa sentimento em música
"Sou apenas um rapaz ciumento", confessou publicamente John Lennon (foto) no LP "Imagine", de 1971.

Mulher era algemada por ciúme do marido
Em Grennevilliers, na França, Catharine Lambrecht vivia com algemas nos pés em função do ciúme do marido. Quando saia, era obirgada por ele a usar uma concurda de plástico. Catherine, que era jovem e bonita , dizia aceitar tudo por amor.

A FRASE 4
‘‘Uma vez descoberto, o ciúme passa a ser considerado por aquela que é objeto dele como uma desconfiaça que autoriza a enganar’’
Cientistas tentam cura para o ciúme
Pesquisadores norte-americanos fizeram, em 1966, experiências para descobrir uma injeção contra o ciúme. Eles inocularam em gatos, animais considerados extremamente ciumentos, um tranquizante. A experiência não deu certo com seres humanos.

Estudante não aceita amor sem ciúme
Para a estudante Joana Bornia, 13 (foto) o ciúme é fundamental. ‘‘Se ele não tiver ciúme, é porque não gosta de mim.’’

Otelo foi um dos melhores exemplos
O exemplo maior quando se fala em ciúme é Otelo. Levado para a Ópera por Verdi e transportado para o cinema por Zeffirelli, o protagonista da tragédia de Shakespeare estrangula a inocente Dedêmona, instigado pelas insinuações maldosas de Iago, para depois enterrar um punhal no próprio peito e morrer beijando os lábios frios da esposa morta.

A FRASE 5
‘‘Meu senhor, livrai-vos do ciúme!/ É um monstro de olhos verdes, que escarnece/ do próprio pasto de que se alimenta./ Que felizardo é o corno/ que, cônscio de que o é, não ama a sua infiel!/ Mas que torturas infernais padece/ o que, amando, duvida, e, suspeitando, adora!’’

Scarlett O’Hara incentiva o ciúme
A atriz Vivian Leigh (foto) se consagrou no cinema interpretando Scarlett O’Hara em ‘‘E o Vento Levou’’, uma mulher que fazia questão de despertar o ciúme do homem amado. Para atingir o objetivo, ela flerta com homens que não lhe agradam e até se casa com um deles.

Texto Anterior: Casal consegue superar o ciúme
Próximo Texto: Tapas e beijos sustentam cinema mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.